Além disso, Putin informou Pezeshkian "sobre os principais resultados da cimeira Rússia-Estados Unidos realizada em Anchorage, no Alasca ", afirmou a Presidência russa, em comunicado, referindo-se ao encontro entre Putin e o líder dos EUA, Donald Trump, em 15 de agosto.
"A situação em torno do programa nuclear iraniano e os desenvolvimentos na região do sul do Cáucaso também foram discutidos" pelos dois líderes, acrescentou a nota.
O Presidente iraniano, por sua vez, apoiou os esforços diplomáticos que visam uma resolução pacífica do conflito na Ucrânia, causado pela invasão russa em fevereiro de 2022.
Putin e Pezeshkian concordaram em continuar a reforçar as relações bilaterais e encontrarem-se numa reunião durante a cimeira de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que vai acontecer na China nos dias 31 de agosto e 01 de setembro.
Na semana passada, Pezeshkian viajou para a Arménia - quando há tensões sobre o chamado "corredor Trump", a rota acordada pelo Azerbaijão e a Arménia, com mediação dos Estados Unidos, que liga o território azeri ao seu enclave de Nakhchyvan através da Arménia junto à fronteira com o Irão -, e para a Bielorrússia, onde discutiu questões relacionadas com a cooperação militar.
Leia Também: Exército russo reivindica conquista de mais uma localidade ucraniana