Polícia morto em ataque no sul do Irão

Um polícia morreu num ataque jihadista numa região assolada por tensões no sudeste do Irão, anunciou hoje um meio de comunicação local, referindo a morte de três assaltantes.

polícia iraniana, parlamento irão

© Reuters

Lusa
10/08/2025 08:16 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Irão

"Um polícia de Saravan foi morto quando alguns terroristas tentaram invadir a esquadra da polícia" desta localidade situada na província de Sistão-Baluchistão, no sudeste, informou a agência Tasnim.

 

Os atacantes eram membros do grupo jihadista sunita Jaish al-Adl ("Exército da Justiça" em árabe), com sede no Paquistão e ativo no sudeste do Irão, segundo a mesma fonte.

Sistão-Baluchistão, uma das regiões menos desenvolvidas do Irão e que partilha uma longa fronteira porosa com o Paquistão e o Afeganistão, é regularmente palco de confrontos entre as forças de segurança iranianas, rebeldes da minoria balúchi, grupos sunitas radicais e traficantes de droga.

Esta província abriga uma importante população da minoria étnica balúchi, que pratica o islamismo sunita, num Irão de maioria xiita.

"Três terroristas foram mortos e dois detidos" no ataque ocorrido em Saravan, precisou a agência Tasnim.

Em 26 de julho, pelo menos seis pessoas foram mortas num ataque reivindicado pelo Jaish al-Adl contra um edifício da justiça na mesma região.

Em outubro de 2024, um ataque contra as forças da ordem custou a vida a 10 polícias, um dos ataques mais mortíferos dos últimos anos.

Leia Também: Autoridades iranianas prendem 20 pessoas por colaboração com Mossad

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas