Órban sugere cimeira com Merz e Macron para negociar a paz na Ucrânia

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, propôs hoje uma cimeira com o presidente russo sobre a paz na Ucrânia, com a União Europeia (UE) representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Friedrich Merz, e pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

Hungarian Prime Minister Viktor Orban visits Romania

© Lusa

Lusa
08/08/2025 09:32 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Pedimos que haja uma cimeira entre a UE e a Rússia o mais rapidamente possível e antes da cimeira EUA-Rússia", disse Orbán, à rádio pública Kossuth.

 

"A minha proposta é que o chanceler alemã e o presidente francês se desloquem a Moscovo para negociar em nome da UE, e não dos seus líderes, porque já vimos nas negociações tarifárias (com os EUA) que isso não é suficiente", afirmou o primeiro-ministro húngaro.

O governante fez alusão ao acordo entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente norte-americano, Donald Trump, sobre as tarifas, que foi criticado por vários líderes da UE, incluindo o próprio Órban.

Salientou que a guerra na Ucrânia "está na Europa" e, por isso, instou a UE a ser "mais proativa", caso contrário, desempenhará apenas um papel secundário.

O Presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, reuniram-se esta semana em Moscovo e Trump disse, após o encontro, que a porta estava aberta para uma cimeira para avançar em direção à paz entre ele e os presidentes da Ucrânia e da Rússia.

Entretanto, um conselheiro do Kremlin para a política internacional anunciou que Putin e Trump se vão reunir nos próximos dias.

Orbán é um aliado de Putin e a Hungria, membro da NATO e da UE, recusa-se a fornecer armas à Ucrânia para que esta se possa defender do ataque lançado pela Rússia há três anos.

Leia Também: Futura reunião Trump-Putin? A cronologia passo a passo até chegar aqui

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas