Um personal trainer (PT) italiano, de 26 anos, descobriu, pela televisão, no dia 8 de maio, que o 'aluno' Robert Prevost, que pensava ser um professor ou académico, era, afinal, cardeal e... tinha acabado de ser eleito Papa.
Assim que Leão XIV surgiu na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, Valerio Masella ficou em choque. Conhecia-o bem.
Robert Prevost não só frequentava o ginásio onde é PT, duas a três vezes por semana, há cerca de dois anos, como já lhe tinha dado treino por diversas vezes.
Ao Il Messaggero, Valerio Masella contou o que sentiu: "Reconheci-o logo. Eu treinei o Sumo Pontífice, é inacreditável. Para mim, era um cliente como qualquer outro, e comportava-se como todos os outros clientes do ginásio", afirmou.
Já sobre a forma física do Papa Leão XIV, o personal trainer revelou que é "excelente para um homem da sua idade". "Ele está numa forma física excepcional, típica de alguém que nunca parou de praticar exercício físico, com uma excelente relação entre massa muscular, massa óssea e massa gorda", garantiu, acrescentando que sempre o viu de "roupas informais", nunca com as vestes de clérigo.
Ao mesmo jornal, Valerio garantiu que Robert Prevost foi "sempre gentil", nunca apareceu no ginásio "nervoso ou chateado" e que dava a entender ser "uma pessoa verdadeiramente serena e equilibrada".
De recordar que Robert Francis Prevost foi criado cardeal por Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023. A eleição como Papa torna-o no primeiro pontífice originário dos Estados Unidos da América.
Leia Também: Família real britânica divulga imagem do príncipe Eduardo com o Papa