"Determinados". França reitera decisão sobre reconhecimento da Palestina

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês reiterou hoje a vontade do Governo de Paris em reconhecer o Estado da Palestina, argumentando que o estatuto é do interesse de palestinianos e israelitas.

Notícia

© Carl Court/Getty Images

Lusa
20/05/2025 08:46 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

O reconhecimento deve ocorrer durante a conferência internacional copresidida pela França e pela Arábia Saudita para relançar uma solução pacífica de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano, que se vai realizar de 17 a 20 de junho.

 

Em declarações à France Inter, o ministro francês considerou insuportável a situação em Gaza, referindo-se à ao bloqueio à ajuda humanitária pelo Governo israelita.

"Não podemos deixar às crianças de Gaza um legado de violência e ódio. Tudo isto tem de acabar, e é por isso que estamos determinados a reconhecer o Estado da Palestina", disse Jean-Noel Barrot.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, autorizou na segunda-feira a entrada de uma quantidade limitada de ajuda humanitária, após dois meses e meio de bloqueio total ao território palestiniano.

Depois de ter convocado dezenas de milhares de reservistas, Israel lançou no fim de semana uma ofensiva de grande escala em toda a Faixa de Gaza.

Leia Também: Novos ataques israelitas matam pelo menos 38 na Faixa de Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas