As operações de desminagem da bomba "estão finalmente terminadas e correram bem", afirmou o ministro francês, Philippe Tabarot, sublinhando que o projétil "continha 200 quilos de explosivos no seu interior".
"Estamos muito satisfeitos e aliviados por esta situação ter terminado", continuou Tabarot, que adiantou que a grande autoestrada que liga Paris a Lille e a Bruxelas foi imediatamente reaberta depois de ter estado fechada durante várias horas.
Segundo o ministro, cerca de 500 viagens de comboio foram hoje canceladas.
A empresa ferroviária Eurostar anunciou que os serviços ferroviários de Paris com destino a Londres e Bruxelas serão retomados no sábado.
"O Eurostar assegura dois comboios suplementares: um de Londres para Paris, de manhã, e outro de Paris para Londres, à tarde", acrescentou a empresa ferroviária num comunicado enviado à agência noticiosa francesa AFP.
No seguimento da descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial em Paris, o operador ferroviário francês SNCF anunciou hoje a suspensão das ligações ferroviárias na Gare du Nord, Paris, até ao meio da manhã, a pedido da polícia.
O projétil de um metro de comprimento e 500 quilogramas foi encontrado intacto durante a manutenção dos carris, o que levou ao encerramento da estação, utilizada diariamente por cerca de 600.000 passageiros, e ao encerramento de uma parte da autoestrada que liga Paris a Lille e Bruxelas.
A Gare du Nord é um importante centro de transportes ferroviárias europeu, servindo destinos internacionais no norte de França, bem como o principal aeroporto de Paris, além das ligações regionais.
A descoberta de bombas da Primeira Grande Guerra (1914-1918) ou da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ainda são descobertas com frequência em França, mas é raro estarem localizadas em zonas densamente povoadas.
Leia Também: Paris. Descoberta de bomba da II Guerra interrompe ligações ferroviárias