Grupúsculo de supremacistas condenado a pagar 2,7 milhões por agressão

Um grupúsculo de supremacistas brancos, o 'Patriot Front', foi na segunda-feira condenado a pagar 2,7 milhões de dólares por causa de um ataque violento a um músico negro, em Boston, durante o feriado nacional de 4 de julho de 2022.  

patriot front

© DOMINIC GWINN/Middle East Images/AFP via Getty Images

Lusa
14/01/2025 00:07 ‧ 14/01/2025 por Lusa

Mundo

EUA

Durante "uma marcha relâmpago não autorizada" nas ruas de Boston, centenas de membros do grupo "apoderaram-se dos passeios públicos", desfilando mascarados, com o slogan 'recuperar a América' em cartazes, altura em que agrediram a vítima, Charles Murrell, que tocava saxofone na rua, escreveu a juíza federal Indira Talwani, na sua decisão.

 

Segundo a juíza, os polícias que compareceram no local não prenderam ninguém e nenhum membro do grupo foi processado penalmente pelo ataque.

No seguimento o grupo chegou a gabar-se do ataque, com a publicação de vídeos na internet.

A vítima, que foi hospitalizada, sofreu cortes no corpo, em geral, e nas mãos e cabeça, em particular. O médico que o examinou apontou também "uma grave síndroma de stress pós-traumático, uma perturbação depressiva relevante e ansiedade generalizada", especificou a juíza.

Definido como um grupo neonazi e supremacista branco, esta organização é dirigida pelo militante de extrema-direita Thomas Rousseau, que tinha participado, sob a designação de "Vanguarda América" na concentração de Charlottesville em 2017, na qual desfilaram membros do Ku Klux Klan.

Na altura, um neonazi conduziu o seu carro contra uma multidão de contra-manifestantes, matando uma jovem e ferindo outras 19 pessoas.

Leia Também: Violência extremista tem diminuído nos EUA, mas pode regressar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas