Ativista pró-palestiniano será julgado em Paris por incitamento ao ódio

Um ativista pró-palestiniano, Elias d'Imzalène, vai ser julgado em 23 de outubro por incitamento público ao ódio, após um apelo para uma intifada em França durante uma manifestação no início de setembro, informou hoje a Procuradoria de Paris.

Notícia

© iStock

Lusa
26/09/2024 16:23 ‧ 26/09/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Fundador da publicação Islam et Info, o ativista foi colocado sob custódia policial na terça-feira nas instalações da Brigada para a Repressão da Delinquência Contra Pessoas (BRDP) e está desde hoje sob supervisão judicial de um juiz de liberdades e detenção.

 

O arguido será julgado perante o tribunal criminal de Paris por "incitação pública ao ódio ou à violência por causa da origem, etnia, nação, raça ou religião".

A investigação foi aberta após um relatório do ex-ministro do Interior Gérald Darmanin.

Em 08 de setembro, durante um comício pró-Palestina na Praça da Nação, em Paris, Elias d'Imzalene encorajou os participantes a "liderar a intifada em Paris", nos subúrbios e nos bairros da capital francesa, para que em breve Jerusalém seja "libertada", segundo um vídeo publicado na altura nas redes sociais.

Por sua vez, o chefe da polícia da capital francesa, Laurent Nuñez, avisou formalmente os envolvidos no comício para "explicarem os comentários feitos durante a manifestação", indicaram os seus serviços.

Leia Também: ONU apela a Portugal que remova bandeira de navio com armas para Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas