Fazem-se passar por Brad Pitt e sacam 325 mil euros a mulheres

A Guarda Civil espanhola, através da operação Bralina, deteve cinco suspeitos envolvidos nesta burla. Conseguiram localizar e recuperar 85 mil euros do dinheiro burlado.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
23/09/2024 15:52 ‧ 23/09/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

A Guarda Civil espanhola deteve cinco pessoas esta segunda-feira por estarem ligadas a um grupo organizado que se fez passar pelo ator norte-americano Brad Pitt para burlar duas mulheres em 325 mil euros. As vítimas foram levadas a acreditar que estavam numa relação com a celebridade e acabaram por transferir dinheiro aos burlões.

 

No âmbito desta operação, denominada Bralina, a polícia espanhola já conseguiu recuperar 85 mil euros.

Segundo a polícia espanhola, citada pelo El Mundo, a operação Bralina, que decorreu nas províncias espanholas de Granada, Almeria, Málaga, Biscaia, Barcelona, Madrid, Huelva e Sevilha, teve como objetivo parar este grupo criminoso e prender os seus dois líderes.

Foram feitas cinco buscas domiciliárias e apreendidos vários telemóveis, cartões bancários, cartões telefónicos pré-pagos, dois computadores pessoais e vários outros documentos, incluindo um diário onde estavam escritas diversas frases utilizadas pelos burlões para enganar as vítimas.

"O meu amor por ti é verdadeiro. Sinto-o desde o meu coração. Aceita-me porque eu amo-te, estou muito apaixonado por ti", pode ler-se numa das cartas manuscritas a que a polícia teve acesso.

A operação Bralina começou em agosto do ano passado, quando uma mulher de Granada denunciou ter sido burlada em 175 mil euros. Uma queixa que levou as autoridades até à segunda vítima, na província de Biscaia.

Os agentes descobriram que os cibercriminosos contactaram ambas as vítimas através de uma suposta plataforma online para fãs de Brad Pitt e, depois disso, levaram-nas a acreditar que tinham iniciado uma relação com o ator.

Este falso Brad Pitt convenceu-as a investirem em vários projetos, burlando a vítima de Granada em 175 mil euros e a vítima de Biscaia noutros 150 mil euros.

Leia Também: Obra Diocesana do Porto e quatro ex-dirigentes condenados por burla

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas