Seis detidos, 121 mortos e guru em fuga. A debandada na Índia em imagens

O guru local responsável pela cerimónia, Bhole Baba, está 'fugido' desde terça-feira. A licença para o evento não foi emitida em nome de Baba, e as autoridades procuram ainda o suspeito principal.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
04/07/2024 15:40 ‧ 04/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Índia

Ainda mal passaram 48 horas desde que uma das debandadas mais mortíferas da Índia aconteceu, mas as perguntas que pairam no ar não param - com alguns desenvolvimentos a surgir.

Esta quinta-feira, as autoridades deram conta de que foram detidas seis pessoas, que estavam "a trabalhar principalmente como voluntários, envolvidos na gestão de multidões e na angariação de fundos".

Segundo o que a polícia do estado indiano de Uttar Pradesh explicou, estes quatro homens e duas mulheres fugiram do local na altura em que o tumulto começou.

Bhole Baba, o guru que fugiu da sua cerimónia (e os detidos)

A cerimónia religiosa estaria a ser vista no distrito de Hathra por cerca de 250 mil pessoas, na terça-feira, e estava a ser dirigida pelo guru local Bhole Baba.

A agência espanhola Efe dá conta de que, apesar das seis detenções, as autoridades ainda não conseguiram localizar o principal suspeito, nunca se referindo a este homem. Bhole Baba terá conseguido, no entanto, fugir do local, já que o seu paradeiro é desconhecido.

O homem é um antigo polícia que se decidiu tornar um pregador hindu, que conquistou imensos seguidores entre os indianos mais pobres e marginalizados. 

Notícias ao Minuto]© Getty Images

'Desaparecido', mas não tanto

A autorização para a realização do evento não foi emitida em nome de Baba, embora as autoridades tenham dito que estão a investigar os antecedentes criminais do líder espiritual. Apesar de estar desaparecido há 48 horas, ontem terá partilhado com vários meios de comunicação social uma declaração em que acusava "elementos anti-sociais" de estarem na origem do acidente.

As vítimas

O número ainda não é final mas, para já, há 121 vítimas mortais, na sua maioria mulheres, mas entre as quais também há pelo menos três crianças. Há zonas onde o 'último adeus' acontece em conjunto, ou seja, há pessoas que estão a enterrar os entes queridos com outras vítimas. 

Há também alguns pertences ainda a serem recolhidos no local, tal como se pode ver abaixo:

Notícias ao Minuto© Getty Images  

Debandada foi das mais mortíferas, mas está longe de ser a única

Segundo a Reuters, a maioria das debandadas acontece sempre em cerimónias religiosas. A agência de notícias refere alguns exemplos dos últimos anos que também está relacionada com esta tragédia. Seja por causa de deslizamento de terras ou numa 'corrida' para apanhar comida e roupa, já houve várias tragédias.

Veja a lista abaixo:

Mais de 100 mortos em debandada na Índia, mas não é a primeira

Mais de 100 mortos em debandada na Índia, mas não é a primeira

A debandada desta terça-feira ocorreu quando os participantes saíam de um evento com um líder religioso e a sobrelotação do recinto poderá ter sido uma das causas. 

Notícias ao Minuto | 19:35 - 02/07/2024

Veja na galeria acima fotografias do local onde aconteceu a debandada, alguns pertences das vítimas e funeral.

Leia Também: Mais de 100 mortos em debandada na Índia, mas não é a primeira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas