Ainda mal passaram 48 horas desde que uma das debandadas mais mortíferas da Índia aconteceu, mas as perguntas que pairam no ar não param - com alguns desenvolvimentos a surgir.
Esta quinta-feira, as autoridades deram conta de que foram detidas seis pessoas, que estavam "a trabalhar principalmente como voluntários, envolvidos na gestão de multidões e na angariação de fundos".
Segundo o que a polícia do estado indiano de Uttar Pradesh explicou, estes quatro homens e duas mulheres fugiram do local na altura em que o tumulto começou.
Bhole Baba, o guru que fugiu da sua cerimónia (e os detidos)
A cerimónia religiosa estaria a ser vista no distrito de Hathra por cerca de 250 mil pessoas, na terça-feira, e estava a ser dirigida pelo guru local Bhole Baba.
A agência espanhola Efe dá conta de que, apesar das seis detenções, as autoridades ainda não conseguiram localizar o principal suspeito, nunca se referindo a este homem. Bhole Baba terá conseguido, no entanto, fugir do local, já que o seu paradeiro é desconhecido.
O homem é um antigo polícia que se decidiu tornar um pregador hindu, que conquistou imensos seguidores entre os indianos mais pobres e marginalizados.
]© Getty Images
'Desaparecido', mas não tanto
A autorização para a realização do evento não foi emitida em nome de Baba, embora as autoridades tenham dito que estão a investigar os antecedentes criminais do líder espiritual. Apesar de estar desaparecido há 48 horas, ontem terá partilhado com vários meios de comunicação social uma declaração em que acusava "elementos anti-sociais" de estarem na origem do acidente.
As vítimas
O número ainda não é final mas, para já, há 121 vítimas mortais, na sua maioria mulheres, mas entre as quais também há pelo menos três crianças. Há zonas onde o 'último adeus' acontece em conjunto, ou seja, há pessoas que estão a enterrar os entes queridos com outras vítimas.
Há também alguns pertences ainda a serem recolhidos no local, tal como se pode ver abaixo:
© Getty Images
Debandada foi das mais mortíferas, mas está longe de ser a única
Segundo a Reuters, a maioria das debandadas acontece sempre em cerimónias religiosas. A agência de notícias refere alguns exemplos dos últimos anos que também está relacionada com esta tragédia. Seja por causa de deslizamento de terras ou numa 'corrida' para apanhar comida e roupa, já houve várias tragédias.
Veja a lista abaixo:
Veja na galeria acima fotografias do local onde aconteceu a debandada, alguns pertences das vítimas e funeral.
Leia Também: Mais de 100 mortos em debandada na Índia, mas não é a primeira