Na Austrália, só vai ser possível comprar 'vapes' nas farmácias

Limitação deverá entrar em vigor na próxima semana.

Vaporizadores, Vapes

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/06/2024 14:38 ‧ 24/06/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

A partir da próxima semana, na Austrália, só será possível comprar 'vapes' nas farmácias, proibindo o governo a sua venda fora destes locais.

Esta segunda-feira, o executivo australiano anunciou que chegou a acordo com o partido minoritário Os Verdes para aprovar a legislação, segundo a Associated Press (AP).

"As nossas leis - líderes mundiais - vão devolver os 'vapes' e os cigarros eletrónicos à forma como foram inicialmente promovidos à comunidade australiana e aos governos de todo o mundo: Como produtos terapêuticos para ajudar fumadores a abandonar o hábito", disse o ministro da Saúde Mark Butler.

A partir da próxima segunda-feira, assim, passará a ser proibido fornecer, fabricar, importar ou vender 'vapes' fora de uma farmácia na Austrália, estimando-se que a legislação seja aprovada oficialmente pelo parlamento até quinta-feira.

Os 'vapes' sem nicotina também são visados pela proibição e não será necessária receita médica para comprar vaporizadores, no caso de pessoas maiores de idade. Os menores poderão comprar 'vapes' com receitas médicas.

Segundo dados do governo australiano citados pela agência Associated Press, a proporção de australianos com 14 anos ou mais que fumavam diariamente caiu de 24% em 1991 para 8,3% no ano fiscal de 2022-2023.

Leia Também: Químicos dos 'vapes' podem ser tóxicos quando aquecidos, alerta estudo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas