Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 19º MÁX 32º

Detido autor do disparo que atingiu Alejo Vidal-Quadras na cara

O político foi alvejado na cara.

Detido autor do disparo que atingiu Alejo Vidal-Quadras na cara
Notícias ao Minuto

13:50 - 19/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Polícia Nacional deteve, nos Países Baixos, o autor material do disparo contra Vidal-Quadras, ex-eurodeputado e ex-líder do Partido Popular (PP) da Catalunha, que foi vítima de uma tentativa de homicídio no dia 9 de novembro.

As autoridades já tinham detido várias pessoas ligadas ao ataque, mas só agora conseguiu chegar a Mehrez Ayari, o autor do disparo.

O suspeito é um cidadão francês de 37 anos, de origem tunisina, com vários antecedentes criminais em França.

O ex-vice-presidente do Parlamento Europeu foi baleado na cara no passado dia 9 de novembro, na via pública, em Madrid. Segundo foi revelado na altura, o político, de 78 anos, estava a caminhar na rua quando foi interpelado pelo atirador, que disparou à queima-roupa e o atingiu na mandíbula. 

Alejo Vidal-Quadras foi eurodeputado pelo Partido Popular entre 1999 e 2014, tendo assumido funções como vice-presidente do Parlamento Europeu entre 2004 e 2007.

Em 2022, após 30 anos de filiação, abandonou o PP, alegando uma falta de democracia interna e por discordâncias com a direção nacional, acabando por juntar-se ao partido de extrema-direita Vox, embora lá só tenha permanecido durante um ano, devido também a divergências com a direção.

Leia Também: Polícia mata homem nos EUA após horas de impasse e tiroteio no Maine

Recomendados para si

;
Campo obrigatório