Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 26º

Encontrada em Badajoz placa com alfabeto de civilização 'perdida'. Veja

Os Tartessos foram uma civilização que viveu na Península Ibérica há mais de três mil anos.

Notícias ao Minuto

10:57 - 14/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Uma escavação arqueológica em Casas del Turuñuelo, no sudoeste de Badajoz, em Espanha, levou à descoberta de uma uma pedra na qual parece estar inscrito um alfabeto que terá ‘pertencido’ aos Tartesso, uma civilização que viveu na Península Ibérica há mais de três mil anos.

De acordo com um comunicado do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), citado pela imprensa internacional, a placa tem cerca de 20 centímetros de comprimento e será datada de cerca de 600 anos Antes de Cristo (A.C.)

“O objetivo desta investigação era caracterizar a cultura dos Tartessos a partir da análise dos edifícios que têm vindo a ser descobertos, assim como introduzir o conceito de arquitetura nos seus territórios”, explicam os responsáveis.

Na pedra em questão os investigadores descobriram “aquilo que parece ser uma sequência de 21 sinais, assim como alguns desenhos de guerreiros”.

Notícias ao Minuto]© CSIC/ Site  

“Para além das imagens, vi que num dos lados da placa estava um sinal Paleo-Hispânico, que não pode ser confundido com mais nenhum”, explicou Joan Jané, da Universidade de Barcelona, quando explicado por que razão se tinha associado esta placa à civilização em questão, que se acredita ter ficado 'perdida' devido à falta de vestígios sobre a mesma.

Os especialistas consideram que que há pelo menos 21 sinais ou letras, apontando que parte deste alfabeto com milhares de anos pode ter ficado perdido. “Pelo menos seis sinais ficaram perdidos na parte da placa que está partida”.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Encontrado manuscrito único com referência a infância de Jesus Cristo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório