Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 28º

Mãe de refém israelita resgatado recorda reencontro. "Difícil e alegre"

A mãe de Andrey Kozlov, de 27 anos, revelou que a primeira conversa que teve com o filho foi uma mistura de sentimentos.

Mãe de refém israelita resgatado recorda reencontro. "Difícil e alegre"
Notícias ao Minuto

23:30 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

A mãe de Andrey Kozlov, um dos quatro reféns que foram resgatados com vida da Faixa de Gaza pelas tropas israelitas, na semana passada, afirmou que voltar a falar com o filho "foi simultaneamente difícil e alegre, maravilhoso e terrível".

"Durante alguns minutos, provavelmente não soube como reagir", contou Evgeniia Kozlova, citada pela agência de notícias Reuters.  "Mas depois comecei a rir-me. E desde então não paro de rir. Estou absolutamente feliz".

A mulher revelou que a primeira conversa que teve com o filho, de 27 anos, foi uma mistura de sentimentos, tendo sido "simultaneamente difícil e alegre, maravilhoso e terrível, porque ele estava numa enorme agitação emocional".

"Ele estava a chorar e a rir, e eu também me estava a rir. Estávamos a consolar-nos uns aos outros", recordou.

Apesar de ter sido feito refém pelo grupo islamita Hamas durante mais de oito meses, Andrey sempre acreditou que conseguiria voltar a Israel. No entanto, recusa-se a contar algumas das provações por que passou durante o sequestro. 

"O Andrey disse-nos: 'Há coisas que nunca vos vou contar'. Não sei o que é que ele não nos contou e o que é que ele não nos quer contar", disse, acrescentando que sabe apenas que "eram obrigados a seguir umas regras muito estranhas".

"Não se podiam sentar com as pernas viradas para os terroristas. Não se podia fazer isto e não se podia fazer aquilo", afirmou, exemplificando que os reféns podiam "ser castigados por ir buscar a água errada ou por ir buscá-la ao sítio errado".

Os reféns eram também frequentemente insultados pelos guardas dos Hamas, que "gostavam de lhes dizer: és um animal, és um burro, és um idiota, és sujo". "Agora, Andrey sabe perfeitamente estas palavras em árabe, tudo o que diz respeito a palavrões em árabe ele aprendeu bem", ironizou a mãe.

Sublinhe-se que o Exército israelita anunciou, na manhã de sábado, o resgate de quatro reféns com vida em dois locais do campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Além de Andrey Kozlov, foram libertados Noa Argamani, de 25 anos, Almog Meir Jan, de 21 e Shlomi Ziv, de 40. Todos tinham sido sequestrados pelo Hamas durante um festival de música a 7 de outubro de 2023, quando eclodiu o conflito.

Desde o início da guerra, Israel e o Hamas só chegaram a um acordo de tréguas de uma semana no final de novembro, que permitiu a libertação de 105 reféns em troca de 240 prisioneiros palestinianos.

Leia Também: Israel anuncia fim da operação no centro de Gaza que libertou reféns

Recomendados para si

;
Campo obrigatório