Os correios franceses lançaram, esta sexta-feira, um selo que celebra nada mais, nada menos do que a baguete, prometendo ter “cheiro a padaria”.
Uma baguete adornada com um laço vermelho, azul e branco ilustra o selo, que terá uma tiragem de 594 mil cópias e será vendido por 1,96 euros.
O selo passou a poder ser comercializado esta sexta-feira, depois do lançamento na quinta-feira, dia de Saint-Honoré, padroeiro dos padeiros e pasteleiros.
A tinta utilizada nos selos contém microcápsulas que lhe conferem o prometido “cheiro a padaria”, conforme adiantou o estabelecimento Le Carre d'encre.
This May, @GroupeLaPoste will honour the #baguette, an iconic French #bread, on a new #stamp with a “bakery” smell🥖
— Universal Postal Union (@UPU_UN) April 18, 2024
Six billion baguettes are made every year in #France. In 2022, the baguette even made its way in the @UNESCO intangible cultural #LivingHeritage list.#philately pic.twitter.com/ZfFCAwvv2E
“Portadora de cultura e costumes, a baguete está profundamente enraizada nas práticas quotidianas dos franceses. Encarna um ritual, o de ir à padaria, um negócio local ancorado na região, que atrai 12 milhões de consumidores todos os dias. A produção de seis mil milhões de baguetes por ano confirma o seu estatuto icónico no património alimentar francês”, complementou a entidade.
O posto de correios assinalou ainda que “a baguete transcende fronteiras para se tornar um ícone internacional”, pelo que “a inclusão destas competências artesanais e da sua cultura no património cultural imaterial da UNESCO atesta a sua influência e estabelece-a como embaixadora do artesanato da panificação”.
Recorde-se que a baguete foi distinguida pela UNESCO em 2022.
Leia Também: Dona de padaria lança apelo após perder diamante em massa de biscoitos