Primeiro-ministro indiano regista candidatura para as eleições gerais

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, registou hoje oficialmente a sua candidatura às eleições gerais do país na cidade de Varanasi, diante de uma multidão de apoiantes, segundo os meios de comunicação locais.

Narendra Modi, Eleições, Índia,

© Getty Images

Lusa
14/05/2024 09:26 ‧ 14/05/2024 por Lusa

Mundo

Modi

 

A televisão indiana mostrou o primeiro-ministro a entregar os documentos da sua candidatura num tribunal local, acompanhado por um religioso hindu.

Centenas de apoiantes, reunidos em frente do tribunal, ficaram exultantes após a saída do político do prédio.

Narendra Modi, líder do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP) - formação que lidera a coligação Aliança Democrática Nacional (NDA, em inglês) - pretende conseguir um terceiro mandato à frente do Governo da Índia e apresentou a sua candidatura em Varanasi (antiga cidade de Benares), no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia

As eleições em Varanasi vão realizar-se em 01 de junho, na sétima e última fase das eleições gerais na Índia, que começaram em 19 de abril e cujos resultados serão conhecidos em 04 de junho.

O primeiro-ministro indiano, que fez do hinduísmo uma parte central do seu Governo, passou a manhã de hoje a visitar templos e a rezar nas margens do Ganges.

Na segunda-feira, dezenas de milhares de pessoas esperaram durante horas sob um calor escaldante para ver o chefe de Governo, cuja popularidade continua muito alta em Varanasi.

Narendra Modi está no poder desde 2014 e ainda é muito popular em todo o país após dois mandatos, durante os quais a Índia aumentou a sua influência diplomática e o seu peso económico.

O primeiro-ministro enfrenta como principal oponente uma coligação integrada pelo tradicional Partido do Congresso.

No total, 968 milhões de indianos vão às urnas para escolher os 543 membros da Câmara Baixa.

Leia Também: Outdoor gigante desaba na Índia e mata quatro pessoas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas