Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Detidas 5 pessoas por tentarem casar à força uma menor e agredirem outra

Menores contaram que "viviam em condições insalubres, que passavam fome e que eram obrigadas a fazer trabalhos domésticos, a cuidar de crianças pequenas e a ir buscar água todos os dias, uma vez que a casa não tinha água nem eletricidade e que não tinham roupas quentes".

Detidas 5 pessoas por tentarem casar à força uma menor e agredirem outra
Notícias ao Minuto

16:21 - 23/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil espanhola deteve cinco pessoas suspeitas de tentar casar à força uma menor e de maltratar outra, em Valência. 

Em comunicado, esta terça-feira, a Guardia Civil revela que as duas menores procuraram a sua orientadora de escola, explicando que tinham medo de regressar a casa porque "estavam a ser maltratadas". Além disso, uma delas "disse ainda que ia ser enviada para a Bulgária para ser casada contra a sua vontade". 

Os factos ocorreram no final de março, quando a orientadora de uma escola da Cvomarca de Hoya de Buñol se dirigiu à Guardia Civil para apresentar uma queixa.

A mulher explicou que duas menores "que frequentavam a escola alegavam ter medo de regressar às respetivas casas de família, uma vez que ambas diziam estar a ser continuamente maltratados física e psicologicamente pelos pais". Além disso, "uma delas ia ser enviada imediatamente para um país de Leste para se casar contra a sua vontade".

As raparigas disseram à mulher "que tencionavam fugir de casa para escapar à situação". Afirmaram também "que viviam em condições insalubres, que passavam fome e que eram obrigadas a fazer trabalhos domésticos, a cuidar de crianças pequenas e a ir buscar água todos os dias, uma vez que a casa não tinha água nem eletricidade e que não tinham roupas quentes". 
 
As menores "eram alvo de insultos constantes e repetidos, sendo continuamente agredidas pelos pais".
 
"Dada a gravidade dos factos", as autoridades agiram rapidamente para impedir que as crianças regressassem às suas casas, com a ajuda dos serviços sociais.

Considerou-se que as menores "se encontravam em situação de abandono, pelo que foram solicitadas medidas urgentes à Procuradoria de Menores de Valência para as colocar num centro como medida de proteção".
 
"Uma vez assegurado o bem-estar das menores, os agentes prosseguiram o trabalho de investigação com o objetivo de deter e localizar os presumíveis autores". No total, foram detidas cinco pessoas, três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos, acusadas dos crimes de casamento forçado e maus tratos, informa a mesma nota. 

Leia Também: Polícias britânicos em despedida de solteiro em Espanha detêm ladrão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório