Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 30º

Treze polícias italianos detidos por agredirem e torturarem jovens

Aconteceu num centro penitenciário juvenil, em Milão. Os agentes detidos foram acusados dos crimes de agressão, cumplicidade no crime de agressão a menores agravado por motivos fúteis e de tentativa de violência sexual.

Treze polícias italianos detidos por agredirem e torturarem jovens
Notícias ao Minuto

11:57 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Treze agentes da polícia prisional italiana foram detidos, esta segunda-feira, por serem suspeitos de vários crimes - incluindo agressão, tortura e tentativa de violação - cometidos contra jovens de um centro penitenciário juvenil, em Milão. Outros oito agentes foram suspensos. 

Segundo a agência de notícias italiana Ansa, a investigação ao centro Cesare Beccaria começou em 2022, na sequência de denúncias feitas pelo responsável por alguns jovens. As "escutas e a observação de imagens das câmaras de vigilância do centro" permitiram "a recolha de várias provas de episódios de violência contra jovens reclusos". 

Os agentes detidos foram acusados dos crimes de agressão, cumplicidade no crime de agressão a menores agravado por motivos fúteis e de tentativa de violência sexual por parte de um agente contra um recluso.

"É um caso doloroso e uma página má para as instituições, mas o controlo da legalidade e o respeito pela lei devem ser garantidos", disse o procurador de Milão, Marcello Viola, em conferência de imprensa.

Já Gennarino De Fazio, secretário-geral do sindicato da Polícia Prisional UILPA, afirmou, citado pela imprensa italiana, que "as notícias vindas do Instituto Penal Juvenil Cesare Beccaria, em Milão, com membros da polícia prisional presos e suspensos por acusações são muito graves".

"Estamos consternados e incrédulos. Naturalmente, temos uma confiança incondicional nos investigadores, incluindo a própria polícia prisional, e na justiça. Esperamos que em breve se esclareça tudo o que aconteceu", acrescentou.

Leia Também: Tensão entre manifestantes e polícia italiana na reunião do G7 em Nápoles

Recomendados para si

;
Campo obrigatório