Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 29º

Cinco foguetes vindos do Iraque disparados contra base dos EUA na Síria

Os foguetes terão sido lançados a partir da cidade iraquiana de Zummar.

Cinco foguetes vindos do Iraque disparados contra base dos EUA na Síria
Notícias ao Minuto

21:13 - 21/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Pelo menos cinco foguetes foram lançados a partir da cidade iraquiana de Zummar em direção a uma base militar dos Estados Unidos na Síria, este domingo.

A informação foi facultada à agência Reuters por duas fontes de segurança iraquianas.

As fontes adiantaram à Reuters que um lançador de foguetes preso na traseira de uma carrinha estava estacionado na cidade fronteiriça de Zummar com a Síria.

O veículo ter-se-á incendiado devido a uma explosão de foguetes não disparados, enquanto aviões de guerra voavam no céu acima.

"Não conseguimos confirmar que a carrinha foi bombardeada por aviões de guerra dos EUA, a menos que o investiguemos", disse um oficial militar àquele meio.

Entretanto, forças de segurança do Iraque foram enviadas para o local, tendo iniciado uma caça aos responsáveis, que fugiram noutro veículo. A carrinha terá sido apreendida e os primeiros indícios apontam para que tenha sido destruída por um ataque aéreo.

Este é o primeiro ataque contra as forças dos Estados Unidos desde o início de fevereiro, quando grupos apoiados pelo Irão no Iraque cessaram as suas investidas contra as tropas daquele país.


Saliente-se ainda que a investida ocorreu no mesmo dia em que o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, regressou de uma visita aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente daquele país, Joe Biden, na Casa Branca.

Recorde-se que, na manhã de sábado, uma grande explosão na base de Calso, que acolhe combatentes das Forças de Mobilização Popular do Iraque, bem como militares e polícias iraquianos, na província iraquiana da Babilónia, provocou pelo menos um morto e oito feridos. Por sua vez, um oficial militar relatou três feridos entre militares iraquianos.

Fonte do Ministério do Interior garantiu que o atentado teve como alvo a Direção de Veículos Blindados de Hachd al-Chaabi. "A explosão afetou equipamentos, armas, veículos", detalhou.

As tensões no Médio Oriente continuam a escalar, na sequência da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano a território israelita a 7 de outubro.

[Notícia atualizada às 23h34]

Leia Também: "Informação falsa". EUA "não realizaram ataques" no Iraque na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório