Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Cientistas chineses descobrem 46 lagos sob o gelo da Antártica

Uma equipa de cientistas chineses descobriu, com recurso um novo método de análise que melhora a precisão da pesquisa, 46 lagos subglaciais sob o manto de gelo da Antártida, informam hoje meios de comunicação locais.

Cientistas chineses descobrem 46 lagos sob o gelo da Antártica
Notícias ao Minuto

10:16 - 21/04/24 por Lusa

Mundo Antártica

"O estudo dos lagos subglaciais na Antártica é de grande importância para compreender a dinâmica do manto de gelo, os processos sedimentares, os ciclos geoquímicos subglaciais e a evolução da vida", explicou o especialista do Instituto de Pesquisa Polar da China (IIPC), Tang Xueyuan, citado pela agência oficial Xinhua.

A Antártica é coberta por um manto de gelo com espessura média de mais de 2.400 metros e sob o qual existem numerosos lagos formados quando a água do gelo é filtrada através de depressões no leito rochoso sobre o qual repousa a placa.

O novo método utilizado pelos investigadores chineses utiliza um codificador para analisar as características da reflexão do fundo do manto de gelo, reflexão cujos dados são previamente coletados por radar.

Desta forma, a equipa conseguiu analisar imagens de radar na região AGAP-S, no leste da Antártica e detetou 46 lagos caracterizados por contornos geométricos menores do que os previamente identificados pelos métodos convencionais.

Esta pesquisa foi conduzida por especialistas do IIPC, da Universidade de Geociências de Wuhan e da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul.

Até agora, foram detetados 675 lagos subglaciais sob o manto de gelo da Antártida, dos quais apenas três puderam ser escavados para recolha de amostras.

A China iniciou suas expedições científicas à Antártica em 1984 e desenvolveu uma série de projetos de pesquisa sobre ambiente, recursos naturais e biodiversidade do continente branco.

Em fevereiro, o país asiático concluiu a construção da sua quinta estação de investigação na região, localizada na costa do Mar de Ross e que será também a terceira que funcionará durante todo o ano, juntamente com as bases de Changcheng e Zhongshan.

Leia Também: Milhares de pinguins antárticos terão morrido após surto de gripe aviária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório