Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

China vai fazer "exercícios com fogo real" na sua fronteira com o Myanmar

As Forças Armadas da China vão realizar a partir de hoje "exercícios com fogo real" no lado chinês da fronteira com Myanmar (antiga Birmânia), visando testar o estado de alerta das tropas e as capacidades de defesa aérea.

China vai fazer "exercícios com fogo real" na sua fronteira com o Myanmar
Notícias ao Minuto

07:18 - 17/04/24 por Lusa

Mundo Myanmar

O Comando do Teatro do Sul do Exército de Libertação Popular explicou, na terça-feira, num comunicado na rede social chinesa Wechat, que os exercícios se destinam a "avaliar e melhorar" as capacidades das tropas em domínios como vigilância, controlo tridimensional do espaço aéreo, dissuasão e capacidade de resposta a incursões aéreas.

"As tropas do Comando do Teatro do Sul estão sempre prontas para lidar com várias emergências e salvaguardar resolutamente a soberania nacional [chinesa] e a estabilidade das fronteiras, bem como a segurança da vida e das propriedades das pessoas", de acordo com um comunicado.

No início do mês, as Forças Armadas chinesas efetuaram exercícios militares do seu lado da fronteira para "testar a mobilidade e a capacidade de ataque conjunto" das tropas.

A China e Myanmar partilham uma fronteira de 2.129 quilómetros e, embora Pequim tenha aumentado a influência no país após o golpe de Estado dos militares que pôs fim a uma década de transição democrática no país, alguns movimentos guerrilheiros na oposição têm uma longa história de aliança étnica, económica e militar com a segunda maior economia do mundo.

Leia Também: Grupo armado anti-junta anuncia "batalha decisiva" no oeste de Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório