Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Deputados georgianos em rixa devido a lei dos "agentes estrangeiros"

Governo preparava-se para reintroduzir uma lei sobre os "agentes estrangeiros", que esteve na origem de fortes protestos em 2023. Discussão no parlamento acabou com um deputado a esmurrar outro na cara.

Notícias ao Minuto

14:58 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Geórgia

Deputados georgianos envolveram-se, esta segunda-feira, num conflito, no parlamento, que envolveu agressões.

O confronto aconteceu quando os deputados do partido no poder se preparavam para avançar com um polémico projeto de lei sobre os "agentes estrangeiros", que provocou protestos no país e gerou críticas do Ocidente.

Imagens transmitidas pela televisão georgiana e divulgadas nas redes sociais mostram Mamuka Mdinaradze, do partido Sonho Georgiano, um dos impulsionadores do projeto de lei, a ser esmurrado pelo deputado da oposição Aleko Elisashvili, enquanto falava na tribuna.

O confronto-te alastrou-se e originou uma rixa entre vários deputados. Pode ver o vídeo na galeria acima.

De notar que, no início deste mês, o Sonho Georgiano disse que iria reintroduzir a legislação, que em 2023 deu origem a fortes protestos.

A lei, inspirada na legislação russa usada pelo Kremlin para reprimir vozes dissidentes, é vista pelos críticos do governo georgiano como um instrumento de intimidação.

Milhares de pessoas saíram à rua para protestar contra a medida, em março de 2023, obrigando as autoridades a abandoná-la.

O texto que o governo pretende remeter para o parlamento foi alterado face à versão do ano passado, mas continua a exigir que as organizações que recebem mais de 20% dos seu financiamento do exterior se registem como "agentes estrangeiros", sendo multadas se não o fizerem.

Leia Também: Face a ameaças de greve, Macron pede "trégua olímpica" durante JO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório