Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

O que se sabe (e as imagens) do ataque que fez sete mortos em Sydney

Os últimos dados dão conta de uma sétima vítima mortal, que é mãe de um bebé de nove meses, que sucumbiu aos ferimentos no hospital. A criança também ficou ferida.

Notícias ao Minuto

14:32 - 13/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

O ataque à faca, ocorrido este sábado, num centro comercial em Sydney, chocou a Austrália, tendo as autoridades deixado em aberto o que pode ter motivado o atacante.

Os dados iniciais revelados pelo comissário adjunto da polícia, Anthony Cooke, em conferência de imprensa, davam conta de  oito feridos e seis mortos, incluindo o atacante. Por sua vez, mais tarde, o número de vítimas mortais aumentou para sete.

Ao que noticiou o News.com.au, a sétima vítima mortal é a mãe do bebé de nove meses, que sucumbiu aos ferimentos no hospital. A criança também ficou ferida após ter sido esfaqueada no estômago, tendo sido submetida uma cirurgia.

A mãe do bebé juntou-se assim às outras quatro mulheres que morreram na sequência do ataque. O outro dos mortos era um homem, referiu a BBC News.

Cooke esclareceu ainda que "a partir de investigações preliminares", o atacante terá agido sozinho, acrescentando que "não há nada que possa indicar qualquer motivo ou qualquer ideologia".

Por sua vez, a comissária da polícia, Karen Webb, foi especificamente questionada por jornalistas sobre se os ataques de hoje terão sido direcionados, dado que cinco das seis vítimas mortas eram mulheres, ao que respondeu que não sabia. "Dado o ambiente, é possível que seja aleatório, mas é muito cedo para especular", acrescentou.

Na sequência do ataque, o primeiro-ministro australiano descreveu o ataque como "um ato horrível de violência indiscriminadamente dirigido a pessoas inocentes que passavam um sábado normal, a fazer as suas compras".

Anthony Albanese reiterou ainda que as autoridades deixaram "claro que a especulação é inútil neste momento". "Devemos permitir que os investigadores façam o seu trabalho. O motivo nesta fase é desconhecido e, é claro, continuaremos a atualizar o público australiano à medida que mais informações forem conhecidas", referiu, em conferência de imprensa aos jornalistas.

O alerta para o incidente foi dado pouco antes das 16h00 (7h00 em Lisboa). O centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, foi de imediato encerrado, tendo a polícia australiana aconselhado as pessoas a evitarem a zona.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Sydney. Ataque num 'shopping' faz pelo menos 7 mortos, incluindo atacante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório