Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Sobrevivente do Holocausto torna-se trisavó aos 100 anos. "Não ganharam"

"Nunca pensei sobreviver ao Holocausto. Agora tenho cinco bonitas gerações. Os nazis não ganharam", afirmou.

Sobrevivente do Holocausto torna-se trisavó aos 100 anos. "Não ganharam"
Notícias ao Minuto

18:21 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Holocausto

Lily Ebert, uma judia húngara sobrevivente do Holocausto que esteve no campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, tornou-se trisavó esta semana, poucos meses após ter completado 100 anos.

O anúncio foi feito por Dov Forman, um dos 38 bisnetos de Ebert, e coautor do livro 'A Promessa de Lily. Como sobrevivi a Auschwitz e consegui manter viva a esperança', lançado em 2022.

"Esta semana, a minha bisavó, Lily Ebert, uma sobrevivente de Auschwitz de 100 anos, tornou-se trisavó", anunciou o jovem de 20 anos na rede social X (antigo Twitter).

"Nunca pensei sobreviver ao Holocausto. Agora tenho cinco bonitas gerações. Os nazis não ganharam", afirmou Lily Ebert, citada na publicação do bisneto. 

Ebert, nasceu a 29 de dezembro de 1923 em Bonyhád, na Hungria, e atualmente vive em Londres, no Reino Unido. Tornou-se conhecida durante a pandemia de Covid-19, quando começou a partilhar vídeos sobre o Holocausto na rede social TikTok, com ajuda do bisneto Dov. 

Tinha 20 anos quando foi deportada para o campo de concentração de Auschwitz com a mãe e quatro irmãos. À chegada ao local, a mãe, o irmão e uma das irmãs foram imediatamente mortos nas câmaras de gás, enquanto Ebert e as outras duas irmãs foram levadas para trabalhar numa fábrica de munições. 

Após ter sido libertada pelas forças aliadas, em 1945, mudou-se para Israel e, em 1967, decidiu ir para Londres com o marido e os três filhos.

Leia Também: Líder de extrema-direita condenado por racismo e negar o Holocausto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório