Rússia fará o possível para minimizar consequências de novas sanções

O Kremlin afirmou hoje que fará o possível para "minimizar" as consequências das sanções europeias recém-anunciadas, prometendo que estas terão "efeitos negativos" para os países que as impuseram.

Peskov

© Reuters

Lusa
18/07/2025 12:27 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

claro que será necessário analisar o novo pacote [de sanções] para minimizar as consequências", reagiu o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante a habitual conferência de imprensa diária.

 

"Mas, além disso, cada novo pacote acrescenta um efeito negativo para os países que se juntam a ele", acrescentou, considerando que se trata de uma "arma de dois gumes".

"Declarámos repetidamente que consideramos estas restrições unilaterais ilegais e que nos opomos a elas", disse Dmitri Peskov.

No entanto, a Rússia "já adquiriu uma certa imunidade", garantiu. "Adaptámo-nos à vida sob sanções", acrescentou.

A União Europeia (UE), caso o Presidente russo, Vladimir Putin, persista na sua ofensiva contra a Ucrânia, lançada em 2022, aprovou hoje em Bruxelas o 18.º pacote de sanções contra a Rússia por causa da invasão à Ucrânia, "um dos maiores", que limita o acesso de bancos russos a financiamento e pretende "banir" os gasodutos.

"A UE acabou de aprovar um dos maiores pacotes de sanções contra a Rússia até hoje", escreveu a alta-representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, nas redes sociais.

Kaja Kallas sustentou que as sanções "cortam ainda mais o orçamento de guerra do Kremlin e perseguem os mais 105 navios da 'frota fantasma', dos facilitadores, e limitam o acesso dos bancos russos a financiamento".

A ex-primeira-ministra da Estónia acrescentou que os gasodutos Nord Stream também "vão ser banidos" e que a indústria militar russa "será mais pressionada", assim como as instituições financeiras chinesas que "permitem escapar às sanções" aplicadas até hoje.

A UE também vai "bloquear a exportação de tecnologia utilizadas em 'drones' [os veículos aéreos sem piloto e tripulação que a Rússia tem utilizada para depauperar os sistemas de defesa antiaérea que a Ucrânia utiliza].

Kaja Kallas anunciou que a UE também vai atingir a Rosneft, uma das maiores refinarias russas, localizada na Índia, e as pessoas que estão a "doutrinar as crianças ucranianas".

A alta-representante da UE para a diplomacia esperava a aprovação no início da semana, mas chegou três dias depois de ser ultrapassado um impasse com Bratislava por causa do fim da utilização do gás russo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou a aprovação das sanções, considerando que é um golpe "no coração da máquina da guerra" da Rússia, que inclui os setores bancário, energético e da indústria militar.

"Vamos continuar até Putin acabar com esta guerra", completou.

Leia Também: UE aprova "um dos maiores" pacotes de sanções contra a Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas