Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Médico espanhol salva mulher em paragem cardíaca em aeroporto na China

Eduard Quintana estava no local prestes a embarcar num voo de regresso a Espanha quando efetuou a reanimação cardiopulmonar da mulher, conseguindo mantê-la viva até à chegada das equipas de emergência.

Médico espanhol salva mulher em paragem cardíaca em aeroporto na China
Notícias ao Minuto

17:41 - 08/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Vídeo

Um cirurgião cardiovascular espanhol foi considerado um herói por milhões de internautas chineses após ter salvado a vida de uma mulher que entrou em paragem cardíaca no Aeroporto Internacional de Wuhan, na província de Hubei, centro da China. O cirurgião também trabalhou com os médicos chineses que operaram a paciente mais tarde.

A história, agora relatada pelos meios de comunicação social locais, e citada pelo El Mundo, remonta a fevereiro, quando uma mulher de 53 anos, de apelido Chen, teve um ataque cardíaco no Aeroporto Internacional de Wuhan. Eduard Quintana, um médico espanhol do Hospital Clínico de Barcelona, em Espanha, estava no local prestes a embarcar num voo de regresso a Espanha e efetuou a reanimação cardiopulmonar da mulher, conseguindo mantê-la viva até à chegada das equipas de emergência.

Já no hospital, Chen soube então que tinha uma doença cardíaca que exigiria uma cirurgia aberta.

O segundo "milagre" aconteceu quando se soube que Quintana tinha estado na China até ao dia em que assistiu a mulher - a trabalhar neste tipo de cirurgia com uma das melhores unidades de cardiologia da China, especializada em cardiomiopatias hipertróficas obstrutivas. A sua ação no momento em que a mulher se sentiu mal no aeroporto refletiu o treino que o médico tinha adquirido durante o tempo naquele país.

O médico espanhol, citado pelo Jiupai News, disse esperar que o sucedido sirva para mostrar a importância da formação em técnicas de reanimação cardiopulmonar, algo que, segundo o jornal, menos de 1% da população chinesa sabe praticar.

Quintana enviou votos de felicidades a Chen através de Wei Xiang, o "pai" da técnica cirúrgica de que a mulher necessitava e líder da equipa de cirurgiões que a operou a 11 de março no Hospital Tongji, de Wuhan.

Leia Também: Governo espanhol vai acabar com 'vistos gold' em troca de compra de casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório