Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

MNE francês elogia "parceria equilibrada" com Costa do Marfim

O chefe da diplomacia francesa, Stéphane Séjourné, elogiou hoje a "parceria equilibrada" com a Costa do Marfim, no final da sua viagem a África, que incluiu visitas ao Quénia e ao Ruanda.

MNE francês elogia "parceria equilibrada" com Costa do Marfim
Notícias ao Minuto

17:07 - 08/04/24 por Lusa

Mundo França

Nesta última etapa da sua viagem, Stéphane Séjourné saudou a "parceria equilibrada" que a França mantém com a Costa do Marfim, que disse continuar a ser um dos principais aliados de Paris no continente.

"A diáspora é muito ativa aqui e em França, criando novas empresas e pontes entre os nossos dois povos. É este o sentido da história das nossas novas relações entre os dois países: ter parcerias equilibradas, ter uma diáspora que faz esta ligação entre as nossas culturas e as nossas economias", declarou Séjourné durante uma conferência de imprensa, tendo ao lado o Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara.

Referindo-se aos "bons resultados da economia da Costa do Marfim na última década", mencionou também o papel de Abidjan na "estabilidade regional".

"Continuaremos a trabalhar convosco para esta estabilidade", prosseguiu.

Por seu lado, o Presidente Ouattara saudou "os laços históricos particularmente estreitos de amizade e cooperação que continuam a reforçar-se" entre os dois países, agradecendo à França o seu "apoio em praticamente todos os domínios".

A Costa do Marfim continua a ser um dos parceiros privilegiados da França na África Ocidental, numa altura em que vários países da região, como o Mali, o Burkina Faso e o Níger, antigas colónias francesas e todos governados por regimes militares que chegaram ao poder através de golpes de Estado, viraram abertamente as costas a Paris.

Desde há cerca de um ano, a França tem vindo a sublinhar a sua vontade de transformar radicalmente as suas relações com o continente, insistindo que está acima de tudo a ouvir as exigências dos seus parceiros africanos, nomeadamente em matéria de segurança.

Antes da sua visita a Abidjan, o ministro francês tinha-se deslocado a Nairobi no sábado, onde também falou da sua vontade de "construir parcerias equilibradas" que "beneficiem" os países africanos.

No domingo, participou nas comemorações do 30.º aniversário do genocídio dos tutsis no Ruanda.

Stéphane Séjourné deixa Abidjan esta noite, de regresso à capital francesa.

Leia Também: Maqueiro agredido brutalmente em França por acompanhante de doentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório