Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Nagorno-Karabakh. UE e EUA querem reforçar apoio à Arménia e a refugiados

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA) querem reforçar o apoio para a consolidação democrática e socioeconómica da Arménia, incluindo dos refugiados provenientes de Nagorno-Karabakh.

Nagorno-Karabakh. UE e EUA querem reforçar apoio à Arménia e a refugiados
Notícias ao Minuto

13:13 - 05/04/24 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

Em conferência de imprensa conjunta, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ser necessário robustecer durante os próximos anos o país com um "programa de crescimento e resiliência" de 270 milhões de euros em empréstimos, previamente anunciado.

A presidente do executivo comunitário agradeceu ao primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinyan, por ajudar a UE a "impedir a Rússia de contornar as sanções" dos 27, impostas por causa do conflito na Ucrânia.

E recordou os refugiados que fugiram da região de Nagorno-Karabakh, um enclave encaixado em território do Azerbaijão extinto no final do ano passado: "Continua a ser uma prioridade".

Já o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que participou no encontro alertou para a importância de assegurar a "prosperidade e estabilidade" de um país que continua com relações tensas com o Azerbaijão.

Leia Também: Rússia acusa Arménia de pretender romper relações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório