Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 24º

Junta Militar de Myanmar afirma ter derrubado drones que atacavam capital

As forças de segurança birmanesas abateram sete drones que sobrevoavam a cidade de Nepiedó na quinta-feira, anunciou a Junta Militar, num dos raros ataques à capital de Myanmar. 

Junta Militar de Myanmar afirma ter derrubado drones que atacavam capital
Notícias ao Minuto

11:03 - 04/04/24 por Lusa

Mundo Myanmar

Quatro drones que visavam o aeroporto e três outros que se aproximavam da cidade de Zayarthiri foram "abatidos e destruídos com sucesso", anunciou a equipa de comunicação do Exército de Mianmar (antiga Birmânia).

De acordo com as fontes militares não foram registadas vítimas ou danos materiais.

O incidente levou ao encerramento temporário do aeroporto da capital administrativa por volta das 10:00 (03:30 em Lisboa), segundo uma fonte aeroportuária, citada pela Agência France Presse (AFP), que pediu anonimato por não estar autorizada a falar com a imprensa.

Um dos aparelhos aéreos não tripulados que foi abatido transportava uma bomba, referiu a mesma fonte.

Um grupo armado das "Forças de Defesa do Povo" (PDF), que pegou em armas na sequência do golpe de Estado de 2021, terá comunicado que tinha lançado drones contra alvos militares, noticiaram os meios de comunicação locais.

A AFP não conseguiu, até ao momento, contactar o grupo da oposição armada.

A cidade de Naypyidaw foi construída por ordens do Exército na década de 2000 para contrariar a influência de Rangum, um centro cultural, comercial e político considerado foco de oposição aos militares.

Leia Também: China anuncia "exercício com fogo real" junto à fronteira com Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório