Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 28º

Primeiro-ministro da Finlândia lamenta tiroteio em escola. "Chocante"

Os alunos da escola básica Viertola, em Vantaa, regressam esta quarta-feira às aulas depois de um tiroteio que matou um menino e feriu outros dois, de 12 anos.

Primeiro-ministro da Finlândia lamenta tiroteio em escola. "Chocante"
Notícias ao Minuto

09:48 - 03/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Finlândia

O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, mostrou-se "chocado" na sequência do tiroteio ocorrido na terça-feira, na escola básica Viertola, em Vantaa, que provocou um morto e dois feridos graves. Todos os envolvidos, incluindo o atirador, são menores de idade, com 12 anos.

"O incidente com o tiroteio em Vantaa é profundamente chocante", começou por dizer o líder finlandês, numa publicação na rede social X (antigo Twitter), lamentando o sucedido.

"Os meus pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias e os outros estudantes e funcionários da escola de Viertola", referiu ainda Orpo, que garantiu que o governo está "a acompanhar de perto a situação" com as autoridades.

Os jovens alunos das escolas de Vaanta regressam esta quarta-feira às aulas após o episódio traumático, segundo foi avançado pelo jornal Helsingin Sanomat.

A vice-diretora de educação e formação de Vantaa, Katri Kalske, revelou que as vítimas do tiroteio serão homenageadas com uma bandeira de luto em todas as escolas de Vantaa.

Além disso, a autarquia terá orientado os professores a repassarem os acontecimentos do tiroteio em todas as escolas, levando em consideração a idade e o nível de desenvolvimento dos alunos.

Até ao momento, desconhecem-se as motivações dos tiros disparados pelo jovem de 12 anos, que acabou por ser detido. Um menino morreu e há outros dois feridos, em estado grave, internados no hospital.

A BBC referiu que a polícia chegou à escola em nove minutos, depois de ter sido dado o alerta para o ataque, que terá ocorrido dentro de uma das salas de aula da escola.

Leia Também: Morreu adolescente de 12 anos ferido no tiroteio em escola na Finlândia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório