Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Índia manifesta empenho no fortalecimento de relações com Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, disse hoje que o seu país está empenhado em "fortalecer a relação" com a Ucrânia, cujo ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmitry Kuleba, chegou na quinta-feira a Nova Deli.

Índia manifesta empenho no fortalecimento de relações com Ucrânia
Notícias ao Minuto

12:17 - 29/03/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"As nossas conversações centraram-se no atual conflito [entre a Rússia e a Ucrânia] e nas suas ramificações mais vastas. Trocámos pontos de vista sobre várias iniciativas nesse contexto", afirmou Jaishankar na rede social X, depois de se ter encontrado com Kuleba, que faz a sua primeira visita à Índia desde o início do conflito.

A Índia, historicamente aliada da Rússia, e que reivindicou neutralidade desde o início da guerra apesar das pressões ocidentais, afirmou o seu "empenho" no reforço das relações globais e da cooperação bilateral com a Ucrânia.

Jaishankar considerou que a visita do ministro ucraniano daria a Nova Deli "uma oportunidade para compreender a situação" na região.

Kuleba, por sua vez, disse ter viajado até à Índia a convite do seu homólogo, com o objetivo de "revitalizar os laços" entre as duas nações.

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros aterrou em Nova Deli na quinta-feira, uma semana depois de o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ter mantido duas conversações quase consecutivas com o Presidentes ucraniano, Volodymir Zelenski, e russo, Vladimir Putin.

Numa mensagem anterior à sua reunião com Jaishankar, Kuleba disse que iria procurar um apoio indiano mais claro para a cimeira de paz proposta pela Suíça.

A posição neutra do Governo de Modi é, por vezes, encarada como ambivalente e, noutras, como um apoio velado ao Kremlin, a que Nova Deli se refere como "um amigo experimentado e testado em todos os tempos".

A Rússia tornou-se um aliado muito importante para a Índia durante a Guerra Fria, quando Moscovo era quase o único fornecedor de armas a Nova Deli, fornecendo até 85% das aquisições de defesa, uma dependência que a potência asiática ainda não conseguiu inverter.

Leia Também: Mumbai destrona Pequim como cidade da Ásia com mais bilionários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório