Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Sueco torna-se dono de meteorito após batalha judicial com geólogos

O tribunal considerou que estas rochas devem ser consideradas "bens imóveis" e que pertencem ao sítio onde são encontradas. 

Sueco torna-se dono de meteorito após batalha judicial com geólogos
Notícias ao Minuto

16:32 - 21/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Suécia

Um homem sueco venceu uma batalha judicial, esta quinta-feira, e poderá ficar com um meteorito de 14 quilos que caiu numa propriedade sua, em Uppland, no norte de Estocolmo, na Suécia. O tribunal considerou que estas rochas devem ser consideradas "bens imóveis" e pertencer ao sítio onde são encontradas. 

Segundo o The Guardian, a propriedade onde o meteorito caiu contém ferro do qual a rocha é feita. Assim, sendo o juiz considerou que "não pode ser facilmente separado, pelo que é normalmente considerado propriedade imóvel".

O meteorito caiu na propriedade de Johan Benzelstierna von Engeström, a 7 de novembro de 2020. Em dezembro do mesmo ano, dois geólogos encontraram-no e entregaram-no ao Museu Sueco de História Natural, na capital do país. 

O caso chegou depois a tribunal, quando Engeström reclamou a rocha. Em dezembro de 2022, o tribunal de Uppsala tinha dado aos dois geólogos o direito à rocha. No entanto, a decisão acabou agora por ser revertida, após um recurso do dono da propriedade onde o meteorito foi descoberto. 

O juiz salientou ainda que a Suécia tem uma lei, conhecida como 'allemansraetten', que dá o direito a todos de circular livremente pelo país desde que a natureza e os animais sejam respeitados. A regulação assume ainda que ninguém tem o "direito de retirar um meteorito da terra de outra pessoa", considerou o tribunal.

Leia Também: Bola de fogo "mais brilhante do que a lua cheia" passa por Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório