Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

PE aprova aplicação de regras ambientais a explorações de suínos e aves

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a revisão das regras ambientais para a indústria e explorações agrícolas de porcos e de aves de capoeira e facilitou o acesso às licenças de emissão de gases com efeito de estufa.

PE aprova aplicação de regras ambientais a explorações de suínos e aves
Notícias ao Minuto

13:59 - 12/03/24 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Os eurodeputados aprovaram hoje duas propostas -- a revisão das regras sobre emissões industriais e o no regulamento sobre o portal das emissões industriais -- que já foram negociadas com o Conselho da UE, que ainda tem de formalizar o seu acordo para que possa entrar em vigor .

As regras sobre as emissões de gases poluentes passam a abranger explorações suinícolas com mais de 350 porcos, excluindo as que criam suínos de forma extensiva ou biológica e no exterior durante um período significativo do ano.

No caso das aves de capoeira, a convenção aplica-se às explorações com mais de 300 galinhas poedeiras e às explorações com mais de 280 frangos.

Até 31 de dezembro de 2026, a Comissão Europeia avaliará se é necessário continuar a abordar as emissões provenientes da criação de animais, incluindo de bovinos, bem como uma cláusula de reciprocidade para garantir que os produtores fora da UE cumpram requisitos semelhantes às regras da UE quando exportam para o bloco europeu.

A cláusula relativa às emissões industriais é o principal instrumento da UE que regula a poluição do ar, da água e do solo proveniente de instalações industriais, incluindo explorações pecuárias intensivas, que podem causar problemas de saúde como a asma, a bronquite e o cancro.

Regula igualmente a produção de resíduos, a utilização de materiais primários, a eficiência energética, o ruído e a prevenção de acidentes.

A lei terá agora de ser também adotada pelo Conselho, antes de ser publicada no Jornal Oficial da União Europeia e entrará em vigor 20 dias após a publicação.

Depois, os países da UE dispõem de 22 meses para dar cumprimento a esta disposição.

Leia Também: Eurodeputados aprovam regras para reprimir evasão e violação das sanções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório