Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Jack Teixeira vai declarar-se culpado por fuga de documentos do Pentágono

O lusodescendente tinha-se declarado inocente em julho de 2023.

Jack Teixeira vai declarar-se culpado por fuga de documentos do Pentágono
Notícias ao Minuto

22:49 - 29/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Jack Teixeira, o lusodescendente membro da Guarda Nacional Aérea dos Estados Unidos, acusado de ter divulgado documentos militares altamente confidenciais do Pentágono, deverá declarar-se culpado de acusações federais na segunda-feira. A informação é avançada pela imprensa norte-americana, que cita fontes próximas do caso. 

O lusodescendente terá chegado a acordo com os procuradores federais para declarar-se culpado. Esta quinta-feira, os procuradores de Boston solicitaram uma audiência, para a próxima segunda-feira, ao abrigo da Regra 11 - um processo para discutir uma mudança de alegação.

De notar que, em junho, o jovem tinha-se declarado inocente de seis acusações de posse e transmissão ilegal de informação de defesa nacional, punida cada uma com até 10 anos de prisão.

Não se sabe, no entanto, de que acusações Jack Teixeira irá declarar-se culpado, uma vez que o acordo não foi divulgado. 

Recorde-se que Jack Teixeira, que tinha 21 anos quando foi detido, é acusado de ter divulgado centenas de documentos confidenciais do Pentágono na rede social Discord, depois de ter obtido a informação enquanto servia numa base da Guarda Nacional Aérea de Massachusetts.

De acordo com a acusação, o jovem, detido pelo FBI em abril de 2023 e sob custódia desde essa altura, é suspeito de fuga de informação sobre o equipamento militar que os EUA estavam a enviar para a Ucrânia e sobre a forma como este deveria ser enviado e utilizado.

Leia Também: "Joe Biden deve fazer um teste cognitivo", diz Donald Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório