Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Bonita, rara e mal-cheirosa. Eis Mirage, flor-cadáver que cheira a "suor"

A flor em causa está nas mãos de um instituto em São Francisco, nos Estados Unidos, desde 2017 - e esta é a primeira vez que desabrochou.

Bonita, rara e mal-cheirosa. Eis Mirage, flor-cadáver que cheira a "suor"
Notícias ao Minuto

15:50 - 29/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O cheiro intenso – e desagradável – de uma flor está a atrair multidões à Academia de Ciências da Califórnia, em São Francisco, nas últimas horas.

Em causa está Mirage, uma flor cujo cheiro é tão desagradável que a espécie é conhecida como ‘flor cadáver’. O florescimento desta flor demora apenas alguns dias, apesar de esta só desabrochar uma vez entre sete a dez anos.

Por norma, o cheiro desta flor, cujo nome técnico é  ‘Amorphophallus Titanum’ é descrito como carne podre, alho ou mesmo roupas suadas.

“Imita o cheiro de carcaças para atrair moscas e fazer com que estas interajam com ela, levem o seu pólen para depois o depositar noutras flores – e fazer com que outras moscas ‘investiguem’ o cheiro”, explica uma das responsáveis da academia, Lauren Greig.

Esta foi a primeira vez que esta flor em específico, Mirage, desabrochou. A flor tropical foi doada ao instituto em 2017 e está em exibição desde 2020.

As multidões que se dirigiram ao local para ver esta flor florescer vão desde os mais curiosos aos especialistas, tal como conta a Sky News. Uma das visitantes é Bri Lister, uma cientista que vive em São Franscisco e que alterou algumas reuniões para assistir à situação. “Em alguns direção, apanhei definitivamente o cheiro de meias suadas e roupas de ginásio usadas, mas felizmente não cheirei carne em decomposição. Ainda assim era, definitivamente, uma flor que cheirava pior do que as restantes”, descreveu às publicações internacionais.

Uma mãe também decidiu tirar o dia com o filho e, em vez de a levar à escola, levou-a ao museu. “Quando ouvi dizer que floresceu percebi que tínhamos de ir logo de manhã”, confessou, descrevendo o cheiro como “as caneleiras de futebol” do filho.

A flor é natural da ilha de Sumatra, na Indonésia. Está em vias de extinção e, segundo a União Internacional da Conservação da Natureza há menos de mil flores desta espécie na natureza.

Leia Também: 'Flor cadáver' está a florescer... e cheira pior que "mil vómitos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório