Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 27º

Revelado áudio que deu esperança de encontrar tripulantes do Titan vivos

No primeiro dia das buscas, a Força Aérea Canadiana ouviu repetidamente barulhos e acreditou que estes teriam sido produzidos pelos tripulantes.

Revelado áudio que deu esperança de encontrar tripulantes do Titan vivos
Notícias ao Minuto

19:21 - 28/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Titan

Em junho do ano passado, quando o submarino Titan desapareceu, poucas horas após iniciar a sua descida ao fundo do mar, as equipas de resgate tiveram esperança de encontrar os cinco tripulantes com vida devido a barulhos ouvidos, que ficaram registados num áudio inédito que foi revelado esta semana. No registo, que pertence à Força Aérea Canadiana, é possível ouvirem-se batidas misteriosas do submarino, que levaram os socorristas a acreditar que os ocupantes do submarino estavam vivos. 

No primeiro dia das buscas, a Força Aérea Canadiana ouviu repetidamente barulhos e acreditou que estes teriam sido produzidos pelos tripulantes, segundo o ABC Espanha. Tudo leva a crer que os barulhos que chegaram a dar esperança aos investigadores tivessem origem nos restos do naufrágio, ou fossem emitidos por animais marinhos, como as baleias, ou simplesmente pelas profundezas do Oceano Atlântico. 

No entanto, há quem acredite que os sons foram produzidos por humanos, como é o caso do ex-comandante britânico Ryan Ramsey, que explica num documentário o papel fundamental que os sons tiveram na descoberta dos destroços do Titan. 

O áudio foi inserido no documentário 'Minute by Minute: The Titan Sub Disaster', que será transmitido no British Channel 5 nos dias 6 e 7 de março. 

Recorde-se que após quatro dias de busca, a Guarda Costeira dos EUA anunciou a descoberta dos destroços do submarino e confirmou as mortes dos cinco passageiros. Nessa altura, as autoridades referiram que o Titan tinha implodido enquanto descia em direção ao Titanic, o luxuoso navio naufragado em 1912 na sua viagem inaugural, após embater num icebergue.

O submarino 'Titan' transporta o empresário e explorador Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho, Paul-Henri Nargeolet, um especialista no Titanic, e Stockton Rush, o CEO da Ocean Gate.

Leia Também: Kate Winslet lembra impacto de 'Titanic' na carreira: "Foi horrível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório