Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 27º

Darmanin. Rússia é o principal inimigo da França na guerra de informação

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, disse hoje que "a Rússia é hoje o principal inimigo" da França, "na guerra de informação, de agressividade".

Darmanin. Rússia é o principal inimigo da França na guerra de informação
Notícias ao Minuto

21:12 - 27/02/24 por Lusa

Mundo Gérald Darmanin

Perante a comissão senatorial das Leis, o ministro, que comentava a recrudescência dos atos antissemitas, evocou as "ingerências estrangeiras" e acrescentou: "A primeira ameaça é uma ameaça russa. Incontestavelmente".

Darmanin regressou ao assunto das estrelas de David pintadas em imóveis da região parisiense e em Paris, em outubro de 2023, para repetir que resultavam da atividade de intermediários russos, considerando que eram uma ilustração deste tipo de "ingerência".

"É uma forma de espionagem 2.0, 3.0 e que temos de combater, porque acredito que o pior desta forma é não conhecermos a origem destes ataques, que sofremos no nosso solo", acrescentou o ministro.

Na semana passada, uma fonte próxima do dossier tinha afirmado à AFP que esta operação das estrelas de David pintadas tinha sido dirigida pelo serviço de informações russo [FSB], confirmando uma informação avançada pelo jornal Le Monde.

Neste caso, um casal de moldavos foi interpelado e o alegado mandante, um empresário moldavo pró-russo, identificado.

A França tinha condenado em novembro uma "ingerência digital russa", denunciando o papel de uma rede russa na "amplificação artificial e na difusão nas redes sociais de fotos das estrelas de David".

O ministro acrescentou que a Federação Russa não se limita à França nesta "guerra de informação, de agressividade", salientando que "muitos territórios ocidentais" são visados.

Especificou ainda que a Federação Russa "não é a única" a praticar estas ingerências. "Há outras potências asiáticas que fazem este tipo de ação", assegurou.

Leia Também: Darmanin oficialmente ilibado. Arquivado processo de violação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório