Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Pelo menos 32 mortos na RDCongo desde sábado em ataques terroristas

Pelo menos 32 pessoas foram mortas desde sábado em ataques no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo) atribuídos às Forças Democráticas Aliadas (ADF), cinco delas decapitadas numa igreja, comunicou hoje a sociedade civil.

Pelo menos 32 mortos na RDCongo desde sábado em ataques terroristas
Notícias ao Minuto

15:51 - 31/01/24 por Lusa

Mundo RDCongo

"Estamos cansados destes múltiplos ataques contra civis e contra as nossas localidades", declarou hoje o porta-voz da sociedade civil da cidade de Beni, na província de Kivu do Norte, Delphin Mupanda, à agência de notícias EFE.

Mupanda apelou aos exércitos da RDCongo e do vizinho Uganda, que desde novembro de 2021 têm uma operação militar conjunta em curso, que ponham fim a estes rebeldes.

As autoridades anunciaram hoje que pelo menos oito pessoas foram decapitadas, cinco das quais durante uma missa cristã, no domingo, na aldeia de Baeti-Vutchika, perto da cidade de Oicha, no Kivu do Norte, um refúgio das ADF.

"Os atacantes apareceram e conseguiram matar cinco pessoas que estavam a assistir a uma missa. Os outros cristãos conseguiram fugir", explicou à imprensa local o adjunto do governador da província de Oicha, Nicolas Kikuku.

Os rebeldes usaram catanas para decapitar as vítimas e, enquanto fugiam, mataram mais três pessoas.

Na segunda-feira, pelo menos 11 aldeões foram mortos nas aldeias de Matadi e Kangayi, no território de Beni.

"Mataram oito aldeões no local com catanas e descobrimos mais três corpos à entrada de Matadi", referiu Mupanda, acrescentando que várias pessoas foram raptadas e levadas para o mato.

As ADF são um grupo rebelde do Uganda, mas estão atualmente sediadas nas províncias congolesas do Kivu do Norte e Ituri.

Os seus objetivos não são claros, além de uma possível ligação ao Estado Islâmico (EI), que por vezes reivindica a responsabilidade pelos seus ataques.

Embora os peritos do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) não tenham encontrado provas de apoio direto do EI às ADF, os Estados Unidos identificaram as ADF desde março de 2021 como uma "organização terrorista" afiliada ao grupo extremista.

Desde 1998, o leste da RDCongo, país que faz fronteira com Angola, está mergulhado num conflito alimentado por milícias rebeldes e pelo exército, apesar da presença da missão da ONU no país (Monusco).

Leia Também: RDCongo. Antigo embaixador na ONU pede pressão internacional sobre Ruanda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório