Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Líder da oposição tailandesa pode recuperar assento parlamentar

O líder da oposição na Tailândia, Pita Limjaroenrat, pode voltar a recuperar o lugar de deputado depois de a justiça ter decidido hoje arquivar um caso contra o antigo candidato a primeiro-ministro.

Líder da oposição tailandesa pode recuperar assento parlamentar
Notícias ao Minuto

09:17 - 24/01/24 por Lusa

Mundo Tailândia

O Tribunal Constitucional da Tailândia rejeitou a acusação de que Limjaroenrat possuía ações num órgão de comunicação social durante a campanha eleitoral, no ano passado.

"O tribunal decidiu que o estatuto de deputado não foi posto em causa", declarou o juiz Punya Udchachon ao ler o veredicto.

Fora do tribunal, sob forte vigilância policial, dezenas de apoiantes festejaram a decisão, gritando "Pita primeiro-ministro", como testemunharam jornalistas da agência France-Presse (AFP) no local.

O veredicto era particularmente aguardado num país dividido entre as elites tradicionais, "agarradas ao poder", e gerações mais jovens em busca de renovação, representadas por Pita Limjaroenrat, de 43 anos, escreveu a AFP.

"Isto é apenas uma diversão. Seja qual for o veredicto, vamos continuar a avançar", disse o político à chegada ao tribunal.

No ano passado, o partido de Limjaroenrat, Move Forward (Avançar), ganhou as eleições legislativas com base num programa que visava modernizar as instituições consideradas falhadas após quase uma década de regime militar.

No entanto, o Senado não eleito e escolhido pela antiga junta militar (2014-2019) bloqueou a candidatura a primeiro-ministro.

Srettha Thavisin, líder do partido Pheu Thai, formou uma coligação com vários grupos políticos, incluindo dois pró-militares, e foi eleito primeiro-ministro em agosto.

Pita Limjaroenra enfrenta ainda outro processo judicial por acusações de lesa-majestade.

Leia Também: Tribunal tailandês ordena governo a agir contra poluição atmosférica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório