Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

EUA. Trump vence primárias de New Hampshire (e ganha ainda mais terreno)

O ex-Presidente norte-americano Donald Trump venceu as primárias de New Hampshire, fortalecendo o domínio à indicação republicana e a probabilidade de voltar a enfrentar o atual chefe de Estado, Joe Biden, nas presidenciais de novembro. "Que grande vitória!", enalteceu Trump.

EUA. Trump vence primárias de New Hampshire (e ganha ainda mais terreno)
Notícias ao Minuto

02:39 - 24/01/24 por Lusa

Mundo Eleições EUA

O resultado, avançado pela imprensa norte-americana na terça-feira, contraria as expectativas da ex-embaixadora junto da ONU Nikki Haley, que investiu tempo e recursos financeiros significativos para tentar conquistar o estado.

Com 55% dos votos contados em New Hampshire, Trump venceu Haley com 53,8% dos votos, o que traduz quase 10 pontos percentuais de vantagem sobre Haley (44,7%).

Haley já reconheceu a derrota e felicitou Trump, embora se lhe reconheça que "excedeu expectativas" e mostrou energia combativa contra o magnata.

o ex-Presidente norte-americano declarou ter alcançado uma "grande vitória". "Que grande vitória", afirmou Trump, na terça-feira à noite, aos apoiantes, depois de a imprensa norte-americana o ter declarado o vencedor da noite.

Trump aproveitou a multidão de apoiantes para criticar Nikki Haley, avaliando que a antiga governadora "teve uma noite muito má".

"Saiu-se muito mal, na verdade. Disse que ia vencer, que ia vencer, mas falhou e muito", disse.

A antiga governadora da Carolina do Sul posicionou-se como a principal alternativa a Trump, após o governador da Florida, Ron DeSantis, ter desistido da corrida eleitoral no domingo passado.

Haley aproveitou então para intensificar as críticas ao ex-Presidente, questionando a acuidade mental, ao mesmo tempo que se apresentou como uma candidata unificadora que daria início a uma mudança geracional no Partido Republicano.

O ex-Presidente, já vencedor do 'caucus' do Iowa na semana passada, deu assim na terça-feira mais um passo rumo à nomeação do partido para as eleições presidenciais de novembro.

Ao registar vitórias em ambos os primeiros estados a ir a votos, Trump demonstrou capacidade para unir firmemente à sua volta as diferentes alas do Partido Republicano.

O magnata conseguiu conquistar ainda o apoio dos influentes conservadores evangélicos no Iowa e dos eleitores mais moderados de New Hampshire, resultados que espera replicar à medida que as primárias se expandem rapidamente para o resto do país.

Já Haley não conseguiu capitalizar a tradição política mais moderada de New Hampshire. Agora, caminho para se tornar a representante do Partido Republicano nas presidenciais está a estreitar-se rapidamente.

As primárias de New Hampshire serão responsáveis pela distribuição de apenas 22 dos 2.429 delegados que vão participar na Convenção Nacional Republicana, evento de onde, neste verão, sairá o candidato à Casa Branca.

Neste momento, Trump tem 11 delegados, em comparação com os seis de Haley, enquanto se aguarda a atribuição de cinco à medida que o escrutínio avança.

Dezenas de apoiantes, doadores e legisladores republicanos compareceram na sede da campanha de Donald Trump nesta noite eleitoral, incluindo a polémica congressista Marjorie Taylor Greene e a ex-candidata ao governo do Arizona Kari Lake.

Leia Também: Haley promete continuar na "corrida" apesar de derrota em New Hampshire

Recomendados para si

;
Campo obrigatório