Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Cabo Verde reafirma compromisso com o princípio de "uma só China"

O Governo de Cabo Verde reiterou hoje o compromisso com o princípio de uma só China, de acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) publicada na Internet, após um encontro com o embaixador chinês no arquipélago lusófono.

Cabo Verde reafirma compromisso com o princípio de "uma só China"
Notícias ao Minuto

14:04 - 17/01/24 por Lusa

Mundo MNE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, recebeu na terça-feira o embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, que levou para o encontro as eleições de sábado, em Taiwan.

Além das palavras recíprocas de amizade, cooperação e solidariedade, o governante cabo-verdiano "reafirmou o firme compromisso do Estado de Cabo Verde com o princípio de uma só China". 

Rui Figueiredo Soares "reconheceu os esforços da China para salvaguardar a sua soberania e a integridade territorial, privilegiando as vias pacíficas a fim de manter uma situação estável e manter a paz e estabilidade na região e entre os dois lados do estreito". 

William Lai, até agora vice-presidente de Taiwan e considerado um "agitador" por Pequim, venceu as eleições de sábado com 40,05% dos votos.

O Presidente eleito de Taiwan afirmou que estas eleições demonstraram à comunidade internacional que, entre "a democracia e o autoritarismo", os taiwaneses escolheram ficar "do lado da democracia".

Taiwan, para onde o exército nacionalista chinês se retirou depois de ter sido derrotado pelas tropas comunistas na guerra civil, é governada de forma autónoma desde 1949. 

No entanto, a China reivindica a soberania da ilha, que considera uma província rebelde, mantendo-se ao longo das décadas a tensão associada à ideia de que pode recorrer à força caso a ilha declare a independência.

Leia Também: Movimentação nos portos de Cabo Verde em 2023 supera níveis pré-pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório