Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Hutis rejeitam ser considerados terroristas pelos Estados Unidos

Os rebeldes Hutis do Iémen rejeitam ser designados pelos Estados Unidos como "movimento terrorista" pelos ataques no Mar Vermelho e deram a entender que pretender levar a cabo novas ações em outras rotas marítimas.

Hutis rejeitam ser considerados terroristas pelos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

08:37 - 17/01/24 por Lusa

Mundo Iémen

"Consideraremos declaração de guerra qualquer ação que prejudique os interesses do Iémen, e o impedimento dos navios israelitas não se vai limitar apenas ao [Estreito de] Al Mandeb" no sul do Mar Vermelho, afirmou hoje o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do governo Huti, Husein al-Ezzi, através da rede social X.

O aviso ocorre depois de vários meios de comunicação social norte-americanos terem indicado que Washington está a considerar designar os Hutis como "terroristas" e poucos dias depois de os Estados Unidos e do Reino Unido terem lançado bombardeamentos contra alvos militares iemenitas devido à ameaça ao comércio e à navegação no Mar Vermelho.

"A agressão dos Estados Unidos e do Reino Unido e o derramamento de sangue iemenita foram desnecessários. Vai ser o erro das vidas deles, a menos que (...) ponham fim aos crimes contra Gaza", acrescentou Ezzi.

Os Hutis, que controlam grande parte do norte, centro e oeste do Iémen, incluindo portos como Al Hudeidah, desde 2014, foram designados como terroristas pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021), que considerou o movimento xiita apoiado pelo Irão como uma organização terrorista.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anulou as medidas de Trump pouco depois de assumir o cargo, por recear o agravamento a crise humanitária no país árabe, em guerra desde que os Hutis pegaram em armas contra o governo internacionalmente reconhecido, em 2014.

Tanto a designação de "terrorista" (SDGT - Specially Designated Global Terrorist) como a inclusão na lista FTO (Foreign Terrorist Organizations) - pelo Departamento de Estado norte-americano - implicam uma série de sanções, mas neste último caso são mais graves.

Ao contrário da listagem FTO, a designação SDGT não inclui sanções para os indivíduos ou empresas que fornecem apoio material aos Hutis , uma decisão tomada para não agravar a crise humanitária.

Leia Também: Trânsito de navios pelo Canal do Suez baixou 30% em janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório