Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Forças curdas intercetam drones lançados contra Erbil no norte do Iraque

As forças curdas intercetaram hoje três 'drones' lançados contra uma base da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos no aeroporto de Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

Forças curdas intercetam drones lançados contra Erbil no norte do Iraque
Notícias ao Minuto

09:52 - 16/01/24 por Lusa

Mundo Iraque

Na segunda-feira, a zona foi alvo de ataques de 'drones' e mísseis dos Guardas da Revolução Iraniana.

De acordo com um comunicado do organismo antiterrorista da região autónoma do Curdistão, "três 'drones' explosivos enviados para a base militar da coligação internacional contra (a organização terrorista) Estado Islâmico (EI) foram destruídos no Aeroporto Internacional de Erbil esta manhã [hoje]".

A nota sublinha que os dispositivos foram intercetados às 05:05 locais (02:05 em Lisboa) sobre o complexo aeroportuário de Erbil, onde se encontra instalada a base da coligação.

Até ao momento não foram obtidos mais pormenores sendo que se desconhece ainda a eventual relação entre o ataque de segunda-feira e o ataque ocorrido hoje de manhã.

As bases norte-americanas, tal como outras bases dos Estados Unidos no Iraque e na Síria, têm sido alvo de ataques com mísseis e 'drones' por parte de grupos iraquianos pró-iranianos desde o início da guerra entre Israel e o grupo palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

O ataque com 'drones' a Erbil ocorre poucas horas depois de a Guarda Revolucionária Iraniana ter lançado mísseis balísticos contra a mesma zona. 

Este primeiro ataque, segundo as autoridades curdas, fez quatro mortos.

Os Guardas Revolucionários afirmaram que o local no Curdistão iraquiano que atacaram com mísseis era o "centro de desenvolvimento de operações de espionagem e planeamento de ações terroristas na região, e especialmente no nosso país" da espionagem da "entidade sionista", como o Estado de Israel é normalmente referido no Irão.

Leia Também: Iraque apresenta protesto ao Irão pelo bombardeamento do Curdistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório