Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Parlamento Europeu galardoado com Prémio da Liberdade da Lituânia

O Parlamento Europeu foi hoje galardoado com o Prémio da Liberdade da República da Lituânia e a presidente, Roberta Metsola, com a Grã-Cruz da Ordem do Grão-Duque Gediminas da Lituânia, em cerimónia que decorreu em Vilnius.

Parlamento Europeu galardoado com Prémio da Liberdade da Lituânia
Notícias ao Minuto

13:49 - 13/01/24 por Lusa

Mundo PE

Na cerimónia de entrega do prémio, Roberta Metsola agradeceu ao Seimas, o parlamento lituano, pela sua decisão de distinguir o Parlamento Europeu (PE) com o Prémio da Liberdade 2023, considerando que é "uma grande honra" para aquele órgão legislativo.

"Inspirar-nos-á a continuar a apoiar a democracia. Inspirar-nos-á a defender a Europa. A Lituânia sabe muito bem o que está em jogo. Porque é que precisamos que a Europa defenda as nossas liberdades e os nossos valores. Porque é que temos de defender firmemente a Ucrânia. Porque é que a Europa deve ser a luz que o mundo vê", disse Metsola no discurso que assinalou o dia dos Defensores da Liberdade.

Em 23 de novembro de 2023, o Seimas atribuiu ao Parlamento Europeu e a Petras Plumpa, prisioneiro político e participante na resistência antissoviética desarmada lituana, o Prémio da Liberdade da República da Lituânia de 2023.

De acordo com uma nota do PE, o organismo recebeu o prémio pelos seus esforços atuais para "consolidar a democracia e os direitos humanos, pela defesa do direito das nações à soberania, pelos seus esforços incessantes em prol da justiça histórica".

Na nota, é também frisado o apoio do PE "à causa da liberdade da Lituânia e à aspiração dos Estados Bálticos ocupados pelos soviéticos à independência, pela assistência diplomática à Lituânia que restaurou a sua independência e pela sua contribuição para a integração na União Europeia".

Já em 1983, o Parlamento Europeu adotou uma resolução que condenava a ocupação dos Estados Bálticos pela União Soviética.

Na sexta-feira, o presidente da república da Lituânia, Gitanas Nauseda, atribuiu a Grã-Cruz da Ordem do Grão-Duque Gediminas a Roberta Metsola "pela sua liderança e vontade pessoal de consolidar eficazmente um forte apoio da maioria dos grupos políticos do Parlamento Europeu em questões fundamentais relevantes para a agenda política da União Europeia e da Lituânia".

"Serve para nos lembrar constantemente do nosso dever de defender a democracia, a liberdade e os nossos valores europeus comuns", disse Metsola após receber o prémio agradecendo "de todo o coração" ao presidente Nauseda.

A visita de Metsola à Lituânia deu início a uma série de visitas aos Estados-Membros com o objetivo de "mobilizar o voto" no período que antecede as eleições europeias que se realizam de 6 a 9 de junho.

Durante as suas visitas, a presidente irá reunir-se com os dirigentes do país e organizar debates com jovens e representantes da sociedade civil para realçar a importância da participação eleitoral e do reforço da democracia.

Leia Também: Delors. Presidente do Parlamento Europeu lamenta morte de "gigante" da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório