Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Polacos protestam junto à polícia contra detenção de dois deputados

Marius Kaminski e Maciej Wasik, que já foram ministro e vice-ministro do Interior, respetivamente, foram detidos após se terem refugiado no palácio presidencial.

Notícias ao Minuto

08:21 - 10/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Polónia

Dezenas de apoiantes do partido da Lei e Justiça (PiS), da Polónia, manifestaram-se junto a uma esquadra da polícia de Varsóvia e à residência oficial presidencial contra a detenção de dois deputados, que já exerceram funções de ministro e vice-ministro do Interior.

Segundo o jornal polaco Gazeta, entre os manifestantes esteve o dirigente histórico e ex-primeiro-ministro do país, Jarosław Kaczyński, que descreveu os detidos Marius Kaminski e Maciej Wasik como "presos políticos" e "pessoas que foram condenadas por crimes que não cometeram".

O principal protesto ocorreu junto à esquadra da polícia de Grochow, com os manifestantes a tentarem invadir o local.

Os deputados, sublinhe-se, foram detidos pela polícia na noite de terça-feira, após se terem refugiado na residência do presidente Andrzej Duda. Em causa esteve o facto de um tribunal ter negado os pedidos de suspensão dos processos judiciais que enfrentavam, para que pudessem manter a imunidade parlamentar e os seus assentos.

Marius Kaminski foi condenado por abuso de poder durante o período em que chefiou a Agência Polaca Anticorrupção. Em 2015 foi perdoado por Duda, logo após o PiS ter assumido o poder.

No entanto, o Supremo Tribunal decidiu, no ano passado, que a sentença deveria ser revista e o ex-ministro foi novamente condenado e proibido de exercer cargos políticos durante cinco anos, algo que Kaminski recusou cumprir.

Após a polícia confirmar a existência de um mandado de detenção, o antigo governante acusou os agentes de entrarem em sua casa e "perturbarem a sua família", dirigindo-se depois ao palácio presidencial, acompanhado do outro deputado na mesma situação, Maciej Wasik, ex-vice-ministro do Interior.

Pode ver, na galeria acima, imagens da manifestação.

Leia Também: Polónia. Detidos deputados que se refugiaram na residência do Presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório