Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Ex-ministro da Energia detido ao regressar ao Níger

O antigo ministro da Energia do Níger, Ibrahim Yacoubou, foi detido na madrugada de hoje quando regressava ao país, de onde estava ausente desde o golpe de Estado de 26 de julho, anunciou hoje a sua comitiva. 

Ex-ministro da Energia detido ao regressar ao Níger
Notícias ao Minuto

19:11 - 05/01/24 por Lusa

Mundo Níger

"Ibrahim Yacoubou foi detido e encarcerado na prisão civil de Niamey no seu regresso após vários meses de ausência", declarou a sua comitiva à agência de notícias France-Presse (AFP).

O ex-ministro regressava de um país do Magrebe e a sua detenção já foi amplamente divulgada nas redes sociais. 

Fazia parte de uma lista de pessoas do Governo deposto contra as quais o regime militar tinha emitido, em setembro, avisos de busca. Já vários membros do antigo Governo foram detidos, enquanto outros permanecem em exílio.

"De momento, não sabemos de que é acusado", declarou a sua comitiva.

Quando ocorreu o golpe de Estado de 26 de julho de 2023, Ibrahim Yacouba estava no estrangeiro e apelou à libertação "imediata" do Presidente deposto, Mohamed Bazoum.

Desde o golpe de Estado que levou ao poder o general Abdourahamane Tiani, Bazoum encontra-se sequestrado na sua residência presidencial com a sua mulher Haziza e o seu filho Salem.

Há várias semanas que Ibrahim Yacoubou apela nas redes sociais ao "apaziguamento" e ao "levantamento" das pesadas sanções regionais impostas ao Níger pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Ibrahim Yacoubou ocupou vários cargos ministeriais importantes antes de se tornar ministro da Energia.

Durante o mandato do antigo Presidente Mahamadou Issoufou (2011 a 2021), foi ministro dos Negócios Estrangeiros, dos Transportes e chefe de gabinete adjunto da Presidência.

É presidente de um partido político, o Movimento Patriótico Nigerino.

Leia Também: França encerra oficialmente embaixada no Níger

Recomendados para si

;
Campo obrigatório