Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Milícias xiitas iraquianas atacam base militar dos EUA no Curdistão

O grupo de milícias xiitas pró-iranianas Resistência Islâmica no Iraque reivindicou hoje ter atacado uma base militar ocupada pelos Estados Unidos em Erbil, capital da região semi-autónoma do Curdistão iraquiano, no quadro da guerra Israel-Hamas.

Milícias xiitas iraquianas atacam base militar dos EUA no Curdistão
Notícias ao Minuto

17:43 - 05/01/24 por Lusa

Mundo Iraque

Num comunicado, o grupo refere que, na mais recente ação realizada no Iraque no contexto da guerra em Gaza, os 'mujahedin' da Resistência Islâmica atacaram com 'drones' (aeronaves não tripuladas) "a base ocupada de Harir", em Erbil (norte iraquiano), pelo que "confirma a sua contínua destruição de fortalezas inimigas".

A Unidade Antiterrorista do Curdistão iraquiano confirmou em comunicado que um 'drone' carregado de explosivos atacou a base de Harir, em Erbil, que "já estava a ser utilizada como base militar pela coligação internacional contra o Estado Islâmico".

Até agora, os Estados Unidos, que lideram a coligação anti-'jihadista', não reagiram a esta informação, desconhecendo-se se há vítimas.

Este é o primeiro ataque depois de o primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani, ter anunciado hoje a formação de um comité para planear a saída do país das forças da coligação internacional.

Al-Sudani condenou igualmente o ataque de quinta-feira perpetrado pelos Estados Unidos contra membros do grupo pró-governamental Multidão Popular num dos seus quartéis-generais em Bagdade, que matou um importante comandante.

A Resistência Islâmica no Iraque tem reivindicado desde meados de outubro a autoria de dezenas de ataques contra alvos norte-americanos na Síria e no Iraque, em resposta ao apoio "inabalável" de Washington a Israel no conflito com o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

Leia Também: Manifestação em Istambul contra "terrorismo de Israel" junta milhares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório