Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

"Grata". Alpinista resgatada após cair num dos picos de montanha nos EUA

Aconteceu na região de High Peaks do Parque Adirondack, em Nova Iorque.

"Grata". Alpinista resgatada após cair num dos picos de montanha nos EUA
Notícias ao Minuto

20:40 - 03/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Nova Iorque

Uma alpinista foi resgatada de um dos picos mais altos da região de High Peaks do Parque Adirondack, em Nova Iorque, nos EUA, após ter escorregado e caído centenas de metros, ficando presa acima de um penhasco.

Lloyd, de 46 anos, estava a caminhar sozinha no dia seguinte ao Natal, quando, por volta das 17h30, perto do topo da montanha South Dix, o sexto pico mais alto da região, deslizou várias centenas de metros sobre neve íngreme. A mulher estava a cair em direção a um penhasco, até que foi parada por um pequeno abeto.

"Foi a única coisa que me salvou. Se eu estivesse um pouco à esquerda ou um pouco à direita, não estaria aqui agora", contou Hope Lloyd, citada pela Associated Press.

As condições eram traiçoeiras na montanha de 1.235 metros de altura, com fortes chuvas e áreas de neve profunda e gelo escorregadio, de acordo com o guarda-florestal Jamison Martin. As temperaturas estavam na casa dos zero graus Celsius.

"É basicamente o que chamamos de clima propicio a hipotermia: húmido, frio, só a mistura dessas coisas. É uma combinação má", explicou Martin.

Lloyd é uma alpinista experiente que escalou duas vezes todos os 46 montanhas da região de High Peaks do Parque Adirondack. No entanto, estava exausta e sentiu que era muito perigoso sair do sitio onde caiu porque poderia escorregar novamente e começar a deslizar em direção ao penhasco. Mesmo com a lanterna de cabeça, estava escuro e enevoado. Nesse momento, decidiu pedir ajuda.

A alpinista tinha um cobertor de emergência e manteve-se em movimento tanto quanto possível para combater o frio.

Martin e outro guarda florestal conseguiram chegar ao pé de Lloyd cerca de oito horas após a sua queda. Deram-lhe bebidas quentes, comida e roupas secas e ajudaram-na a voltar para o seu veículo.

Lloyd sofreu alguns arranhões e hematomas, mas percebe que poderia ter sido muito pior. "Sinto-me extremamente grata. Só quero abraçar todo mundo", frisou.

Leia Também: Alpinista Esteban Olivero encontrado morto nos Alpes. Tinha 22 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório