NATO ajuda Alemanha a adquirir mil mísseis de defesa antiaéra

A NATO anunciou hoje que o organismo da Aliança Atlântica para comprar armamento vai apoiar um grupo de países, entre os quais Alemanha e Espanha, para aquisição de até 1.000 mísseis de defesa antiaérea Patriot.

NATO bandeira

© Getty Images

Lusa
03/01/2024 16:00 ‧ 03/01/2024 por Lusa

Mundo

NATO

Em comunicado, a Agência para Apoio e Aquisição da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) anunciou que um grupo de países pertencentes à organização, nomeadamente a Alemanha, Espanha, Países Baixos e a Roménia vai receber apoio para adquirir até 1.000 mísseis Patriot.

"Esta aquisição multinacional consolidada, no âmbito da Iniciativa Escudo Europeu do Céu [da NATO], oferece economias de escala e apoios à expansão das capacidades de produção dos novos mísseis GEM-T para corresponder à procura cada vez maior", acrescentou a Aliança Atlântica.

A produção destes mísseis de defesa antiaérea vai estar encarregue à COMLOG, uma parceria conjunta entre o consórcio norte-americano Raytheon e a MBDA, o principal fabricante de mísseis europeus e um dos maiores do mundo.

Os mísseis MIM-104 Patriot são produzidos pela Raytheon e são os principais projéteis de defesa antiaérea utilizados pelos Estados Unidos da América.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, Washington enviou para o território ucraniano estes sistemas de mísseis antiaéreos para ajudar a proteger as cidades e infraestruturas do país invadido.

Contudo, a dimensão do conflito fez com que o stock de mísseis ficasse rapidamente depauperado. 

Os países da União Europeia - a maioria também faz parte da NATO - também se comprometeram em enviar até março deste ano um milhão de projéteis de artilharia para a Ucrânia, mas até ao final de novembro pouco mais de 30% estava a assegurado, aumentando a incerteza quanto ao incumprimento desta meta, numa altura em que a Ucrânia tem referido insistentemente que tem falta de munições de grande dimensão para continuar a contraofensiva e impedir avanços russos.

Leia Também: Passagem de míssil russo pela Polónia? "NATO vai continuar vigilante"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas