Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Pelo menos um soldado morto e outros 12 feridos em ataque na Colômbia

Pelo menos um soldado morreu e outros 12 ficaram feridos num ataque com explosivos hoje perpetrado contra uma unidade do exército colombiano em Turbo, no departamento de Antioquia (noroeste), informou o exército num comunicado.

Pelo menos um soldado morto e outros 12 feridos em ataque na Colômbia
Notícias ao Minuto

15:26 - 03/01/24 por Lusa

Mundo Colômbia

As autoridades colombianas atribuíram a autoria do ataque ao grupo Juan de Dios Úsuga, ligado ao Clã do Golfo, o maior gangue criminoso da Colômbia.

Durante a madrugada, enquanto os militares realizavam "operações de estabilidade para garantir a segurança da comunidade", foram atacados no povoado Los Enamorados, no departamento de Antioquia, referiu o exército na nota informativa sobre o ataque, o primeiro deste ano.

Os feridos foram transportados para os hospitais da região, enquanto outras unidades militares foram deslocadas para a área com o objetivo de deter os responsáveis pelo ataque.

"A instituição rejeita esta ação terrorista que viola os direitos humanos e transgride flagrantemente as disposições do direito internacional humanitário ao fazer o uso indiscriminado de métodos de guerra não convencionais", sublinhou o exército.

O comunicado da força militar colombiana referiu ainda que a 17ª brigada do exército, que foi alvo do ataque, vai apresentar "as respetivas denúncias às autoridades competentes".

O Presidente colombiano, Gustavo Petro, também se referiu ao ataque nas redes sociais.

"Temos 12 feridos e um militar morto, o soldado Luis Orlando Caballero", assinalou Petro na rede social X (antigo Twitter).

O novo governador de Antioquia, Andrés Julián Rendón, anunciou entretanto uma recompensa "de até 50 milhões de pesos [cerca de 12.850 dólares, cerca de 11.728 euros, ao câmbio atual] por informações" que permitam a captura dos responsáveis pelo ataque.

Leia Também: Desmantelada na Argentina suposta célula que planeava ataques terroristas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório